Ciência descobre quantos passos o ser humano deve dar por dia para manter o corpo saudável

Embora não haja um número mágico que garanta uma vida saudável, os pesquisadores buscaram determinar o mínimo de atividade física que pode ser feita

Anna Júlia Steckelberg Anna Júlia Steckelberg -
Quantos passos o ser humano deve dar por dia
(Foto: Reprodução)

Você sabe quantos passos o ser humano deve por dia? Bom, se você definiu uma meta com o número que deve realizar por dia, deve repensar como definiu a meta. Segundo diversos estudos, dar 10 mil passos por dia é o ideal para manter baixas as chances de morte súbita. Agora, uma pesquisa observacional indicou que não seria necessário andar tanto. Vamos ver do que se trata!

Qual é o novo número de passos que o ser humano deve dar por dia?

Embora não haja um número mágico que garanta uma vida saudável, os cientistas buscaram determinar o mínimo de atividade física que pode ser feita.

Como resultado, uma equipe de pesquisadores norte-americanos, em 2005, passou a acompanhar as atividades diárias de 2 mil cidadãos de meia-idade. Por meio de acelerômetros, foram medidos o número e a intensidade dos passos que realizavam diariamente. 

Embora tenham começado em 2005, em 2018, 72% dos participantes já haviam falecido. Com esses dados, eles determinaram superficialmente que quem dava 7.000 ou mais passos por dia poderia reduzir suas chances de morte entre 50 e 70 anos.

E os 10 mil passos?

Ok, mas porque falamos tanto dos 10 mil? Basicamente, a lógica diz que quanto mais passos por dia você dá, mais atividade física você terá e, portanto, melhor. Mas, de acordo com os resultados deste trabalho, não é necessariamente melhor. 

Isso significa que você não precisa dar 10.000 diariamente. Mas sim praticar atividade física regularmente, para manter a vida saudável!

Mas conta aí pra gente, você conseguiria dar 10 mil passos por dia?

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.