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Que calor! Saiba quantos litros de água uma pessoa deve tomar por dia

Estudos chegaram a um cálculo preciso que define a quantidade diária, sem incluir sucos e outros líquidos

Anna Júlia Steckelberg -
Que calor! Saiba quantos litros de água uma pessoa deve tomar por dia
(Foto: Reprodução/Água Mineral)

Todos nós sabemos (ou deveríamos saber) que beber água é fundamental para a nossa vida. Contudo, a quantidade da nossa hidratação ainda é motivo de dúvidas frequentes. A maioria diz que, no mínimo, é necessário tomar dois litros de água por dia, mas, é realmente verdade? Mas, não se preocupe! Hoje o Portal 6 vai te ajudar, vem com a gente!

Quantos litros de água devemos beber por dia?

Não é mistério para ninguém! Devemos ingerir líquidos ao longo do dia, principalmente nos dias mais quentes, sempre um pouco por vez, para não ficar muitas horas sem se hidratar. Basicamente, no verão, por exemplo, quando perdemos muito líquido através do suor, devemos procurar ingerir a bebida de hora em hora, mesmo sem sentirmos sede. 

Mas calma lá, quanto exatamente devemos beber? O cálculo é simples, veja: 

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A quantidade de água que deve ser consumida no dia é individual. Basicamente, é 35ml de água multiplicado pelo peso corporal de cada um. Por exemplo: Uma pessoa de 45 kg deve tomar 1,5 litros de água por dia (o equivalente a 7 ou 8 copos) e uma pessoa de 80 kg deve tomar 2,8 litros de água por dia (aproximadamente 14 copos). Lembrando que a água não pode ser substituída por outros líquidos como chás, sucos, refrigerantes etc. Facil, né?

Quantidade pode variar

Entretanto, existem casos em que esses valores variam. Por exemplo, no caso dos idosos esse valor varia de 20 a 30 ml por kg de peso de acordo com o grau de funcionamento dos rins. Essa quantidade poderá ser ampliada se a pessoa transpirar bastante ou tiver episódios de diarreia e/ou vômito, o que aumenta a perda de líquidos.

O que acontece se bebermos demais?

Por mais que seja tentador se esbaldar de água em meio a tanto calor, tomar líquidos em excesso todos os dias não só não adianta nada, como pode atrapalhar. Assim como ingerir quantidade de água abaixo do aconselhado é ruim. Quando se toma em excesso a hidratação pode causar um desequilíbrio dos sais minerais no nosso corpo e causar efeito oposto, a desidratação. Assim, traz uma série de incômodos que só pioram o mal-estar que sentimos com o calor do verão.

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