PublicidadePublicidade

Como saber meu número do PIS

Existem quatro meios principais de obter este número, que dá acesso a diversos benefícios

Anna Júlia Steckelberg -
Como saber meu número do PIS
(Foto: Reprodução)

O Programa de Integração Social (PIS) foi criado pelo Governo Federal no intuito de beneficiar os trabalhadores do setor privado. Basicamente, ele permite o acesso a diversos benefícios no âmbito federal. Além de contribuir no desenvolvimento das empresas. Hoje, o Portal 6 vai te apresentar como saber o seu número do PIS.

Primeiramente, assim como qualquer outro programa social, é preciso se enquadrar em alguns requisitos para ter direito. Por exemplo:

Atuar com carteira assinada pelo período mínimo de cinco anos. Para mais, receber uma média mensal de dois salários mínimos no decorrer do ano-base. Além disso, ter exercido atividade remunerada para pessoa jurídica por, pelo menos, 30 dias no ano-base, sendo consecutivos ou não. Por fim, ter os dados pessoais e trabalhistas devidamente registrados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

PublicidadePublicidade

Conforme mencionado, o PIS é utilizado para ter direito a uma série de benefícios sociais. Na prática ele consiste em um número fornecido em determinadas situações.

Como saber o meu número do PIS:

Existem quatro meios principais de obter este número, são eles:

  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
  • Extrato do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS);
  • Cartão Cidadão;
  • Agência da Caixa Econômica Federal (CEF).

Em resumo, as alternativas mencionadas acima se relacionam ao formato físico e presencial. No entanto, há um formato online realizado pelo portal do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

  •  Acesse o site do CNIS;
  • Selecione o item “Cidadão”;
  • Em seguida, no canto superior. à esquerda, clique na opção “Inscrição”;
  • Escolha a opção “Filiado”;
  • Preencha os campos com suas informações pessoais; 
  • Quando aparecer o seu NIT, esse é o seu número do PIS.

Para completar, tem a opção de consultar o PIS online utilizando o número do CPF. Esta também é uma excelente alternativa para quem não sabe o número ou perder a carteira de trabalho física. Lembrando que esta informação também está presente no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTD).

Porém, com o CPF, basta que o trabalhador acesse o portal “Meu INSS”. Lá ele consegue obter todas as informações previdenciárias e trabalhistas.

PublicidadePublicidade

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade