É estudante do ensino médio? Entenda as mudanças radicais a partir de 2022

Uma das novidades são os “itinerários informativos”, que o estudante poderá cursar fora da própria escola

Karina Ribeiro Karina Ribeiro -
As vagas são para substituir de forma temporária servidores afastados por algum tipo de licenças.
Ao todo, serão ofertadas 1.155 vagas de estágio. (Foto: Denny Cesare/Folhapress)

Todos os estudantes do ensino médio de Goiás terão um pouco mais de tempo na sala de aula a partir de 2022.

Se antes, ao distribuir os três anos, a carga horária era de 2,4 mil horas, agora, serão de 3 mil horas. Na prática, serão seis horas de aula por dia.

E a novidade não para por aí. Além das disciplinas obrigatórias, como matemática e ciências, por exemplo, os alunos terão que escolher duas novas matérias – chamadas de itinerários informativos.

No total, são 17 opções e os estudantes poderão inserir aqueles que tenham mais preferência ou vocação para seguir projetos futuros.

As novas habilidades que poderão ser desenvolvidas pelos alunos são: cinesfera, matematicidades, incertezas naturais, viagem ao redor de mama gaia, comer bem e exercitar é só começar, agropecuária, história, processos econômicos e tecnologias em Goiás, técnico em administração.

Outros são: técnico em química, técnico em informática, identidades.com, comunicação, imersão em matemática, matemática aplicada ao mercado de trabalho, micromundo, energia que nos move, toda a esfera de poder e ser jovem.
Uma situação interessante é que o aluno pode complementar o itinerário informativo em uma unidade escolar que não seja a mesma que ele estude no dia a dia.

Isso porque cada escola terá que oferecer pelo menos dois dos temas relacionados acima, mas o estudante tem o direito de escolher uma habilidade, oferecida em outra instituição, para ser desenvolvida.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade