6 lugares incríveis para fazer trilhas em Goiás

São várias opções para quem deseja estar em contato com a natureza e recarregar as energias

Pedro Hara Pedro Hara -
trilha
Parque Estadual de Terra Ronca conta com diversas cavernas e grutas (Foto: Jose Humberto de Paula / Wikimedia Commons)

Quem mora em Goiás certamente já ouviu ou conhece as belezas naturais daqui. As paisagens exuberantes dispensam apresentações e são um excelente destino para os moradores locais e visitantes de todo o país. Para quem deseja estar em contato com a natureza e recarregar as energias, o Portal 6 preparou uma lista caprichada com seis locais para fazer trilhas por Goiás. 

Agora é só escolher, preparar as malas e curtir os dias de paz. 

1. Parque Estadual Terra Ronca (São Domingos)

Parque Estadual do Terra Ronca está localizado em São Domingos. (Foto: Ministério do Turismo)

Localizado na região Nordeste de Goiás, o Parque Estadual Terra Ronca é uma área de 57 mil hectares e que tem mais de 600 milhões de anos.

Para acessar as mais de 260 cavernas e grutas do local, o visitante precisa estar com o preparo físico em dia para aguentar as trilhas que passam por dentro da mata.

2. Travessia das Sete Quedas (Chapada dos Veadeiros)

Só é possível fazer a trilha quando o Rio Preto está em baixa. (Foto: Reprodução)

Com 23 quilômetros de extensão, essa trilha pode ser feita em até dois dias. Entretanto, o turista precisa se programar para percorrer a travessia. 

O caminho só está aberto enquanto o Rio Preto apresenta baixo nível de água. Pelo caminho é possível encontrar cachoeiras, cânions, além de vistas exuberantes. 

3. Vale Encantado (Região do Pinga Fogo)

trilhas

Ao final da trilha o visitante poderá ser agraciado pelas Piscinas Encantadas. (Foto: Reprodução)

No extremo Sudoeste de Goiás, a 50 km de Mineiros, a região do Pinga Fogo conta com uma vista exuberante de mirantes naturais com vales e chapadões. 

São 12 km de trilha e no caminho o visitante no caminho irá passar por diferentes tipos de Cerrado e ao final será recompensado com uma numerosa quantidade de poços d’água que formam as Piscinas Encantadas.

4. Salto Corumbá (Corumbá)

trilhas

Salto Corumbá conta com sete cachoeiras para escolha. (Foto: Melhoresdestinos.com)

Localizada em Corumbá, o local conta com sete cachoeiras e paisagens para ninguém colocar defeito.

Para chegar até as cachoeiras, o visitante passa por uma pequena trilha de 1,5 km. Além das belezas naturais, o local conta com diversas atrações extras para que a estadia seja o mais confortável e divertida possível.

5. Trilha Entardecer na Serra Dourada (Mossâmedes)

trilhas

Visitante irá passar pela vegetação do Cerrado ao andar pelas trilhas. (Foto: Reprodução)

Situada a 37 km da Cidade de Goiás, fica localizada dentro do Parque Estadual da Serra Dourada. A “Trilha Entardecer na Serra Dourada” tem seis quilômetros de extensão. 

O visitante que optar por esse destino irá passar por diversas formações rochosas, vegetação do Cerrado e uma parte da trilha sobre um areal com chão de areias e quartzito. 

6. Trilha da Cachoeira Santa Bárbara (Cavalcante)

Água gelada do local é um atrativo a mais para os visitantes. (Foto: Reprodução)

Localizada a 120 quilômetros da Chapada dos Veadeiros, a Cachoeira Santa Bárbara é um local com água gelada e cristalina. Uma excelente pedida para dias quentes.

A trilha para chegar ao local é de aproximadamente 20 minutos, que pode ser feita com o auxílio de um guia. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.