Vacina mais esperada em Goiás para dose de reforço será distribuída para apenas duas cidades

Estado esperava 151 mil imunizantes do Governo Federal e recebeu pouco mais de 10%

Augusto Araújo Augusto Araújo -
Vacinação contra Covid-19 em Anápolis. (Foto: Divulgação/Secom)

Atualizada, às 17h50

Apenas Goiânia e Aparecida irão receber as 17.500 doses da Janssen que chegaram na última quarta-feira (08) em Goiás. Anápolis, assim como as demais cidades goianas, não será beneficiada com a remessa enviada pelo Ministério da Saúde (MS).

A tomada de decisão da  Secretaria Estadual de Saúde (SES) foi nesta quinta-feira (09), tendo em vista a pequena quantidade de doses recebidas.

O total equivale a pouco mais de 10% das 151 mil doses necessárias para reforçar a proteção dos goianos que se imunizaram com a vacina da Janssen.

A pasta ainda disse que os demais municípios irão receber os imunizantes “a partir do recebimento de uma remessa maior de doses, que segundo o Ministério da Saúde está prevista para até o início da próxima semanas”.

Municípios

Mesmo sendo bem aguardada e a última marca a desembarcar em Goiás para a dose de reforço, nenhum dos dois municípios sabe qual estratégia deverá seguir e quais os grupos serão priorizados até a divulgação desta reportagem.

Procurada, a Prefeitura de Goiânia afirmou que ainda não havia uma estratégia pronta, já que ainda não havia, sequer, recebido com os imunizantes.

Já a SMS de Aparecida afirmou que estava aguardando uma decisão da Coordenação de Imunização para poder divulgar maiores informações.

Com a palavra, a SES:

Durante a reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) desta quinta-feira (09/12), a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás (Cosems-GO) aprovaram os detalhes para distribuição das vacinas Janssen no Estado.
Devido à pequena quantidade de doses recebidas na primeira remessa, as vacinas serão distribuídas ainda hoje, de maneira proporcional, para os municípios de Goiânia e Aparecida de Goiânia

A partir do recebimento de uma remessa maior de doses, que segundo o Ministério da Saúde está prevista para até o início da próxima semana, a SES-GO realizará o envio proporcional de vacinas Janssen aos demais municípios.

Prefeitura de Goiânia

Goiânia recebeu na tarde desta quinta-feira (9/12), 11.200 doses da vacina Janssen que serão aplicadas como segunda dose. Ao todo, 27.178 pessoas tomaram o imunizante na Capital. A princípio, a vacina foi aplicada como dose única, mas com a orientação do Ministério da Saúde (MS), agora haverá uma segunda. As doses estarão disponíveis em 18 pontos. O atendimento é das 8h às 17h.

Aparecida de Goiânia

Na tarde desta quinta-feira, 10 de dezembro, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia recebeu 6.300 doses de vacina contra a covid-19 da farmacêutica Janssen. Elas serão destinadas ao reforço vacinal de quem recebeu a primeira dose do imunizante há 6 meses ou mais. Os interessados poderão receber o reforço da Janssen no drive-thru da Cidade Administrativa e na Central de Imunização. Os locais funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, e aos sábados, das 8 às 12h. Basta apresentar documento de identidade e CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade