6 conselhos que todo mundo que busca perder peso deve seguir

Afinal, de nada adianta se esforçar pelo 'corpo dos sonhos' e acabar prejudicando a saúde

Gabriella Licia -
6 conselhos que que todo mundo que busca perder peso deve seguir
(Foto: Reprodução)

A luta para perder peso é uma realidade de milhares de pessoas diariamente, mas é essencial se atentar em algumas dicas para alcançar o objetivo de forma saudável e evitar o temido ‘efeito rebote’.

Afinal, de nada adianta se esforçar para reduzir medidas e adoecer.

Aqui vai alguns conselhos fundamentais ditados por um professor da Harvard Medical School para emagrecer com mais facilidade e de modo mais saudável.

1. Atenção às restrições

Reduzir de forma radical a ingestão de calorias pode acabar gerando transtornos para o corpo, como o retardamento do metabolismo.

Segundo a chefe da medicina e professora de medicina de Harvard, Joann Manson,  quanto mais o sistema está lento, mais complicado será perder medidas.

2. Selecione melhor os ingredientes

Optar por alimentos de origem vegetal e ricos em fibras, como feijão, ervilha, soja, grãos em geral, milho e trigo, é  uma excelente escolha para uma dieta benéfica.

A escolha de ingredientes ‘não saudáveis’ ​​interfere, ainda, na mudança do intestino, cérebro e nos hormônios, além de dificultar a perda de peso.

3. Privar-se pode ser perigoso

Apesar de estar cumprindo uma dieta, ainda sim, é necessário comer os pratos preferidos, às vezes e com moderação, é claro.

Privar-se totalmente de tudo que gosta, por considerar muito calórico, é um grande gatilho para desistir com facilidade do plano.

O equilíbrio é fundamental nesta etapa. Um bom conselho é reservar um dia da semana para saborear o que mais gosta, mas sem exageros.

4. Exercícios são indispensáveis

Perder peso é matemático: ao ingerir baixas quantidades calóricas e ainda queimar calorias no decorrer do dia, o índice de gordura corporal cede, abaixando.

Além do mais, a prática constante de exercícios é ótima para a melhoria da circulação sanguínea, fortalecer o sistema imunológico, diminuir o risco de doenças cardíacas e fortalecer os ossos.

5. Medir o corpo durante processo é importante, mas se desapegue da balança

No início de todos os tratamentos para perder peso é essencial realizar as medidas corporais para analisar os resultados. Mas atenção: não se apegue aos números da balança.

Principalmente quando estamos na academia, o peso pode nos enganar, uma vez que o ganho de massa boa é mais pesado e forte que o peso de gordura, nos fazendo acreditar que estamos estagnados com o mesmo tanto de massa negativa.

Um outro conselho: o espelho é a melhor balança.

6. Beber água é uma excelente escolha

O simples fato de beber mais água durante o dia pode ser uma decisão maravilhosa para auxiliar quem quer perder peso.

Não somente porque a água não tem calorias e ajuda a manter o estômago cheio, mas porque também aumenta o metabolismo, logo, a queima de calorias.

Além do mais, ela assegura o bom funcionamento do intestino, digestão e até hidratação dos músculos, facilitando ainda mais o tratamento.

Perder peso

(Foto: Reprodução)

Aviso: Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.