Esta é a frequência correta com que você deve trocar a tábua de cortar carne da sua cozinha

Trocar a tábua da cozinha é muito importante, pois nela há fungos e bactérias semelhantes as encontradas nas fezes

Anna Júlia Steckelberg Anna Júlia Steckelberg -
Esta é a frequência correta com que você deve trocar a tábua de cortar carne da sua cozinha
Quando apresentar muitos sulcos, a tábua deve ser jogada fora. (Foto: Reprodução)

Você sabia que em 2017 uma faculdade de Campinas (SP) constatou que tábuas que usamos na cozinha têm altos índices de contaminação mesmo depois de lavados? Inclusive, nas tábuas de madeira, vidro e plástico. Pois bem, foi pensando nisso, que hoje vamos te falar quando você deve trocar a tábua para cortes, que você usa na cozinha. Vem com a gente! 

Antes de tudo, estudos mostram as bactérias e fungos encontrados nas tábuas no estudo são semelhantes às encontradas em fezes. Já havia passado pela sua cabeça? Além disso, para termos uma ideia, a pesquisa ainda detectou esses germes em facas, principalmente, nas de corte de carne. Em suma, em uma única encontraram 6 milhões e 500 mil micro-organismos.

Mas de onde vem tudo isso? A resposta é simples: dos próprios alimentos ou de nós seres humanos. Vale lembrar que se formos contaminados podemos ter diarréias e febre. 

Quando devemos trocar a tábua da cozinha?

Basicamente, os pesquisadores recomendam que devemos jogar fora a tábua quando apresentar muitos sulcos causados pelo corte da faca e a coloração dela estiver escura.

Ademais, no portal G1, eles informaram que é importante não guardar a tábua ainda úmida — já que isso facilita a multiplicação das bactérias. Para completar, o tipo de tábua mais indicada é a produzida em vidro e ter uma para cada tipo de alimento. Por exemplo, não cortar legumes na tábua de cortar carne.

Por fim, a limpeza das tábuas deve ser feita primeiro com água e detergente. Após isso, é preciso mergulhar a tábua em água fervente por cerca de dez minutos.  

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade