Conheça a folha que é calmante natural, combate doenças e auxilia no emagrecimento

Além do sabor ímpar, a planta possui propriedades antiespasmódicas e analgésicas

Gabriella Licia Gabriella Licia -
Conheça os benefícios da hortelã. (Foto: Reprodução)

A folha de hortelã é bastante comum na culinária árabe e em sucos, devido sua essência refrescante e saborosa, mas além disso, este alimento pode ser bastante benéfica para a saúde.

Com propriedade antiespasmódicas, a hortelã é um remédio natural capaz de prevenir a ocorrência de espasmos no estômago, intestino, útero ou bexiga.

Ela age ainda como analgésico, amenizando dores leves de cabeça, cólica, náuseas, vômito e febre. Em casos de gripes, resfriados e nariz congestionado, o chá desta planta também é indicado.

A hortelã-verde é a espécie mais tradicional e facilmente encontrada. No entanto, existem diversas outros estilos da planta, como a hortelã-pimenta, a portuguesa, a ‘folha-grossa’, entre outras.

E engana-se quem pensa que ela serve apenas para isso, acredite, ela ainda pode te ajudar em uma infinidade de aspectos.

Conheça a folha que é calmante natural, combate doenças e auxilia no emagrecimento

Hortelã tradicional. (Foto: Reprodução)

Conheça os benefícios e modos de preparo da folha que é calmante natural, combate doenças e auxilia no emagrecimento:

1. Chá de hortelã com canela e gengibre para emagrecer

O gengibre e a canela são ingredientes termogênicos, capazes e impulsionar o metabolismo e acelerar, juntamente da hortelã, o processo de emagrecimento.

Para fazer a bebida, será necessário seis folhas de hortelã, um pau de canela, um centímetro de raiz de gengibre e água fervente. Após atingir a temperatura do ponto de ebulição, desligue e deixe esfriar.

2. Chá de hortelã comum para febre

O chá de hortelã com laranja-amarga, é uma excelente alternativa para o tratamento da febre, pois provoca o aumento do suor.

A bebida também atua no tratamento de doenças respiratórias, como tosse, asma, gripe, rouquidão, coriza e congestão nasal.

Para esta receita, adicione 15 g de folhas de hortelã comum, 70 g de flores de tília; e 05 g de laranja amarga à água fervenet

3. Chá de hortelã para dor de estômago

A hortelã unida à flor de camomila pode oferecer um bom tratamento de inflamações no estômago, como a gastrite. A camomila possui propriedades calmantes e ajuda a aliviar os sintomas e a promover a sensação de bem estar.

E para fazer essa bebida natural, coloque uma colher de folhas da planta refrescante e uma colher de flores de camomila na água fervente. Tome após esfriar um pouco.

4. Chá de hortelã-pimenta para cólica ou gases

As folhas da hortelã-pimenta são excelentes para amenizar as a cólica menstrual e os gases intestinais.

Para fazer uma xícara de chã, adicione 3 folhas da hortelã-pimenta em água fervente e deixe por alguns minutinhos.

Depois disso, espere esfriar e tome durante o dia.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade