6 alimentos perigosos que devem ser excluídos da nossa alimentação diária

Por mais práticos e deliciosos, as comidas ultraprocessadas nos fazem muito mal a longo e a curto prazo

Anna Júlia Steckelberg Anna Júlia Steckelberg -
6 alimentos perigosos que devem ser excluídos da nossa alimentação diária
Essa pipoca é muito prejudicial. (Foto: Reprodução)

A evolução humana foi marcada pela agricultura. Logo nos primórdios de nossos ancestrais, o homem viu a necessidade de deixar o nomadismo de lado para cultivar seus alimentos.

E hoje em dia, nós evoluímos tanto que obtemos nossos alimentos em supermercados e feiras, além de conseguirmos a versão industrializada deles.

Conheça agora alguns alimentos perigosos que você deve excluí-los da sua vida!

6 alimentos perigosos que devem ser excluídos da nossa alimentação diária:

1. Miojo

Vamos começar por esse clássico dos clássicos entre os alimentos perigosos para nós. Apesar de prático e delicioso, o macarrão instantâneo possui muito sódio, gordura e conservante.

O seu consumo pode causar um aumento da acidez do estômago, resultando em gastrite e refluxo gastroesofágico.

Ele provoca aumento do peso devido à grande quantidade de gordura. Desenvolvimento da síndrome metabólica. Por último, problemas renais a longo prazo.

2. Temperos industrializados

Aqui temos mais um alimento delicioso e prático! Os temperos artificiais são capazes de deixar qualquer preparação deliciosa. Sem contar que eles veem prontos para qualquer sabor que for necessário.

Bom, mas o problema é que toda essa praticidade perde ponto quando ponderamos com seus efeitos na nossa saúde.

Eles prejudicam o metabolismo do corpo, ainda favorecem o processo inflamatório do organismo e aumentam o colesterol ruim.

Ademais, devido ao exagero de sódio e outros componentes, eles podem provocar elevação da pressão arterial, podendo haver risco de infarto ou acidente vascular cerebral.

3. Salsicha

A salsicha se enquadra no time das carnes processadas que já estamos cansados de saber que fazem mal para nós.

Vamos aos pontos negativos, primeiramente, a ingestão elevada de carnes processadas está ligada ao aumento do risco de desenvolvimento de uma série de doenças crônicas.

Segundo especialistas, a lista inclui: pressão arterial alta, doença no coração, câncer no estômago, doença pulmonar obstrutiva crônica e câncer no intestino.

Será que não está na hora de deixar de lado aquele seu cachorro quente?

4. Suco em pó

Se você tem o hábito de consumir sucos em pó com frequência é a hora de parar. Entenda de uma vez por todas que eles não são nada nutritivos e jamais substituirão os sucos naturais.

De acordo com médicos, esses alimentos, além de conter aditivos químicos, como corantes e aromatizantes, possuem muito açúcar. Sendo assim, um dos corantes presentes em sucos em pó é a tartrazina, que tem sido associada a problemas respiratórios e hiperatividade.

Além disso, a presença de açúcar em excesso e misturas de adoçantes artificiais podem representar um risco para quem é diabético ou hipertenso.

5. Pipoca de microondas

Segura essa aqui: praticamente todos os componentes da pipoca de microondas fazem mal à saúde! A lista é extensa, veja: ela contém grãos de milho geneticamente modificados, sal processado e produtos químicos utilizados para conservar o sabor. Isso tudo é uma combinação que a torna um dos alimentos mais prejudiciais ao organismo.

E não paramos por aí, segundo uma pesquisa divulgada pelo O Globo, essa pipoca pode até causar alzeirmer. “Durante as análises, nós identificamos o aumento da concentração de proteínas beta-amiloides, que normalmente são encontradas em pacientes com Alzheimer. Além disso, outras alterações proteicas verificadas no cérebro dos ratos também podem estar relacionadas ao surgimento de demência e câncer”, disse o pesquisador da USP.

6. Nuggets

Por último e não menos importante, temos os deliciosos e viciantes nuggets, e sim, eles também nos fazem muito mal. Pesquisadores afirmam que, salsicha, nuggets e sorvete, entre outros, são mais perigosos do que se imaginava. Mas, o fato é que não é de hoje que médicos e cientistas alertam que os alimentos ultraprocessados podem causar diversos problemas de saúde, entre eles hipertensão, diabetes e, até mesmo, câncer.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade