6 alimentos que explodem e jamais devem ser colocados no micro-ondas

Caso queira evitar um incêndio na sua cozinha, entenda que existem outras maneiras de cozinhar certos alimentos

Anna Júlia Steckelberg Anna Júlia Steckelberg -
6 alimentos que explodem e jamais devem ser colocados no micro-ondas
O micro-ondas funciona por meio de ondas eletromagnéticas. (Foto: Reprodução)

Sem sombra de dúvidas, o micro-ondas é um dos eletrodomésticos mais fantásticos que existem. Em poucos segundos, ondas eletromagnéticas dentro do aparelho fazem um agito nas moléculas de água da comida, aquecendo-a de forma quase uniforme e de fora para dentro. Incrível, não é? Todavia, mesmo com toda essa agilidade, existem alguns alimentos que explodem e que devemos evitar colocá-los lá dentro. Veja!

6 alimentos que explodem e jamais devem ser colocados no micro-ondas:

1. Ovos com casca

O micro-ondas não é o melhor mecanismo para cozinhar ovos. Por mais que exista utensílios e técnicas para fazer esse processo, quando ele fica muito tempo lá dentro, corre-se o risco de acontecer uma explosão. Especialistas indicam que devemos tomar cuidado com alimentos que tenham uma película “fina”, como é o caso da casca do ovo.

2. Batatas e tomates inteiros

A força das ondas eletromagnéticas do eletrodoméstico acabam gerando uma pressão dentro desses alimentos, por isso acontece a explosão. Nossa dica é fazer furos ou cortá-los para não estourar.

3. Pimentas

Não é muito comum colocarmos pimentas dentro do micro-ondas, mas se você está pensando em fazer isso, tome cuidado! Por tratar-se de alimentos secos e conterem certas substâncias, elas podem pegar fogo dentro do aparelho. Além disso, o vapor liberado por elas contêm substâncias voláteis que irritam a garganta e os olhos.

4. Cozimento de carne

Se você estava pensando em colocar grandes pedaços de carne dentro do eletrodoméstico, é melhor mudar de ideia. Além de poderem explodir, há ainda a possibilidade de não cozinhar por inteiro, podendo criar bactérias nocivas à saúde.

5. Cenouras

Por mais inofensiva que seja esse vegetal saiba que ele pode incendiar sua cozinha inteira. O ferro, magnésio e selênio da cenoura, quando são aquecidos no micro-ondas, se transformam em metais provocando faíscas.

6. Linguiças e salsichas

Por último, temos aqui essas carnes processadas que possuem uma película ao seu redor. Quando aquecidos no micro-ondas, essa película pode causar uma grande pressão interna, gerando a explosão. A dica, é fazer furinhos ou embrulhá-las em papel toalha.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade