Nova polêmica se arma no Aparecida é Show após cantor dizer que votaria em Gustavo Mendanha
Legislação proíbe situações como essa antes da campanha eleitoral começar
O cantor Xand Avião causou polêmica durante apresentação no ‘Aparecida é Show’, em Aparecida de Goiânia, na noite de quinta-feira (05). O artista, do palco, afirmou que vota em Gustavo Mendanha (Patriota) para governador.
A declaração foi dada num momento em que Xand Avião fazia agradecimentos ao prefeito Vilmar Mariano (Patriota) e outras autoridades. Ele citou nominalmente Mendanha e declarou voto no ex-prefeito.
“Não estou fazendo campanha, viu, gente? Estou falando que ele é meu governador. Eu vou votar no Gustavo Mendanha”, disse.
Ver essa foto no Instagram
O ‘Aparecida é Show’ de 2022 já viveu nesta semana a polêmica do cancelamento do show do sertanejo Gusttavo Lima. Ele seria a atração principal, mas anunciou que não participaria do evento sem maiores explicações. A organização, em nota, afirmou que a decisão se deu “por motivo de força maior”.
A legislação eleitoral veda pedidos de voto neste período de pré-campanha. Se houver constatação de infração, os envolvidos podem ser multados pela Justiça Eleitoral.
Esta não é a primeira polêmica envolvendo declarações de apoio de artistas a políticos neste ano. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) chegou a proibir declarações políticas de artistas no Lollapalooza depois de manifestações das cantoras Pabllo Vittar e Marina contra o presidente Jair Bolsonaro.
Em São Paulo, o show de Daniela Mercury no Dia do Trabalhador também causou debate depois que a artista se posicionou a favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O evento recebeu valores de emendas parlamentares, que saem do orçamento público. A cantora, posteriormente, disse que abriu mão do cachê.