6 alimentos que podem ajudar a prevenir a diabetes e o excesso de açúcar no sangue

Lista possui alguns produtos naturais capazes de auxiliar no controle da hiperglicemia e melhorar a qualidade de vida das pessoas

Gabriella Licia -
6 alimentos que podem ajudar a prevenir a diabetes e o excesso de açúcar no sangue
Você pode consumir o gengibre por meio de chás, molhos, farinha, cápsulas e muito mais. (Foto: Reprodução)

A doença de diabetes é uma patologia que acomete mais de 16,8 milhões de brasileiros, tornando o Brasil o 5° maior país em números de diabéticos.

Caso agravada, ela pode ser fatal e requer um tratamento delicado, com dietas restritivas, isentas de açúcares e outros carboidratos.

Vale relembrar que a doença consiste na deficiência do organismo de matabolizar os açúcares, deixando altos níveis concentrados no sangue, a hiperglicemia. Ou, em outros casos, níveis baixos demais (hipoglicemia).

Pensando nisso, o Portal 6 separou uma lista com alguns alimentos excelentes para amenizar, prevenir e controlar os níveis de glicemia e melhorar a saúde. Confira!

6 alimentos que podem ajudar a prevenir a diabetes e o excesso de açúcar no sangue

Medição da glicose. (Foto: Reprodução)

6 alimentos que podem ajudar a prevenir a diabetes e o excesso de açúcar no sangue:

1. Gengibre

O gengibre é uma raíz extremamente benéfica para vários campos do organismo. É um alimento termogênico e auxilia no emagrecimento e controle de açúcar no corpo.

É um produto natural tão importante para os diabéticos que está sendo usado para um tipo de terapia complementar para os pacientes, por ser útil na normalização da taxa de glicemia.

2. Chá verde

O chá verde, bastante quisto devido às propriedades antioxidantes e por auxiliar na redução do peso corporal e diminuição da hiperglicemia, pode ser um grande aliado no tratamento da diabetes.

A bebida ainda oferece outros benefícios, como diminuir as chances de câncer, doenças vasculares e doenças cerebrais; aumenta o desempenho físico e melhora a qualidade de vida em um todo.

3. Alimentos ricos em fibra

O consumo de alimentos ricos em fibras variadas ajuda no equilíbrio da microbiota intestinal, ou seja, oferece uma digestão melhor e, consequentemente, em uma redução dos níveis de açúcar no sangue.

E além do controle da glicose no sangue, estudam comprovam que é possível perder mais peso e apresentar melhores níveis de lipídios, com uma dieta rica nesses alimentos.

4. Abacate

A fruta verde e versátil é rica em gorduras boas – ácido oleico, a mesma substância anti-inflamatória do azeite de oliva.

O abacate é capaz de reduzir os risco de síndrome metabólica além de ser excelente para reduzir a fome, contribuindo para o emagrecimento e melhorando a hiperglicemia.

5. Ovo

O ovo, além de ser um alimento bastante acessível, é digerido muito facilmente pelo organismo.

Com isso, ele regula a sacarose e ameniza os níveis de açúcar, além de aumentar a sensação de saciedade, contribuindo para diminuir a fome.

6. Chia

A tradicional semente chia é a grande chave de inúmeras receitas para quem deseja emagrecer e controlar o índice de açúcar no sangue, auxiliando as pessoas que sofrem com a diabetes.

O alimento é fonte de proteínas, fibras, ômegas 3 e 6, antioxidantes, vitaminas e minerais, como cálcio, magnésio e ferro.

Com isso, a chia é altamente capaz de auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares.

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