6 erros no currículo que estão atrapalhando você a conseguir um bom emprego

Existem alguns detalhes cometidos pelos candidatos que os distanciam de alcançar a tão sonhada vaga no mercado de trabalho

Isabella Valverde Isabella Valverde -
6 profissões ideais para quem não gosta de trabalhar com horário fixo
Carteira de Trabalho Digital (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Conseguir um bom emprego nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente por depender de diversas variantes. Porém, algo que pode estar te atrapalhando a chegar no trabalho dos sonhos pode ser justamente erros no currículo.

Afinal, a porta de entrada antes de conquistar qualquer trabalho é agradar o contratante com as características pessoais e profissionais presentes no documento.

Até porque, antes mesmo de conseguir realizar uma entrevista, é realizado uma aprovação prévia do perfil do interessado por meio do currículo.

Por mais que grande parte dos cargos disponíveis no mercado exijam uma experiência anterior, às vezes, a falta dela nem é a principal causa para a reprovação do candidato.

Uma dica é, para conseguir um bom emprego é fundamental que antes possua um bom currículo. Por isso, separamos alguns erros que você pode estar cometendo sem saber.

6 erros no currículo que atrapalhando você conseguir um bom emprego

1. Excesso de informações 

Por mais que seja essencial informar os dados pessoais no currículo, o exagero destas informações pode levar a desclassificação do candidato.

O número de documentos pessoais e em alguns casos a foto, podem estar ocupando um espaço que não é preciso e pode até mesmo representar um certo perigo.

2. Venda pessoal 

Como assim venda pessoal? Bem, colocar no objetivo que o desejo é “entrar na empresa para oferecer ótimos resultados” pode fazer com que você pareça convencido e pode até tirar o interesse do recrutador.

Isso porque o currículo precisa ser o mais objetivo possível, já que as informações adicionais e interesses são passados durante a entrevista.

3. Adicionar todos os cursos já feitos 

Basicamente, o importante de se colocar no currículo são os cursos um pouco mais longos e de maior relevância.

Se você costuma adicionar no documento aqueles curtos feitos em um único dia para encher espaço, saiba que isso é um erro!

4. Currículo grande 

Não se esqueça, o currículo deve ser objetivo e prático. Informações demais podem causar grande confusão, dificuldades para o recrutador e até mesmo desinteresse.

O ideal é que o documento contenha no máximo duas páginas, mais do que isso já passa a ser considerado como um erro para os profissionais.

5. Pequeno demais 

Se por um lado o currículo muito grande é um erro, por outro, quando se está muito pequeno, resumido demais, também acaba sendo.

Escreva sempre com equilíbrio, descreva com detalhes as informações essenciais, mas sem se alongar demais.

6. Pretensão salarial 

Se você sempre coloca no currículo quanto pretende receber, saiba que isso pode estar sendo um erro!

Normalmente, só se deve adicionar a pretensão salarial quando for exigência da própria empresa em que deseja atuar e está encaminhando o documento.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade