Campanha para pais atualizarem a caderneta de vacinação dos filhos começa nesta segunda-feira (08)

Nos últimos anos, vacinação de crianças e adolescentes tem passado longe de atender meta de 95% de cobertura

Emilly Viana Emilly Viana -
Crianças e adolescentes têm média de cobertura vacinal de 50%.(Foto: Secom Goiânia)

Começa nesta segunda-feira (08) a Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos. Em Goiás, os 246 municípios vão participar.

O lançamento da ação ocorre às 8h, no Centro de Saúde da Família do Bairro São Carlos, em Goiânia. O objetivo é atualizar a caderneta de vacinação deste público-alvo — que tem atualmente, em média, cobertura vacinal de pouco mais de 50%.

O cenário, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), é preocupante já que a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 95%. Nos últimos anos, segundo a pasta, a imunização de crianças e adolescentes está defasada.

São disponibilizadas 18 tipos de vacinas recomendadas para a faixa etária. Os imunizantes, que serão ofertados gratuitamente nas unidades de saúde de todos os municípios do Estado, protegem contra doenças como sarampo, tétano, tuberculose, coqueluche, difteria, meningites e hepatites.

A SES destaca que todas as vacinas incluídas no Calendário Nacional de Vacinação da Criança e do Adolescente foram estudadas, avaliadas e validadas há mais de 30 anos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

As doses, de acordo com a secretaria, são “extremamente seguras” e que levaram à diminuição da incidência das doenças imunopreviníveis.

Alerta

Neste ano, o Sarampo é uma das doenças que mais preocupam. Dois anos depois de o Brasil conquistar o Certificado de Pais Livre contra a doença, o vírus voltou a circular e o título foi perdido.

Em 2019 foram registrados cinco casos de sarampo em Goiás. Esse surto se estendeu até março de 2020, quando foram 20 registros. Em 2021 e 2022, não tiveram casos.

A difteria, que havia sido controlada, deixando de ser uma preocupação dos gestores de saúde, também voltou a apresentar casos isolados.

O último caso da doença havia sido notificado em 1998. Neste ano, um caso da doença foi registrado em Santa Helena de Goiás.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade