Atrás de renda ou complemento extra, goianienses buscam ‘cargo’ de cabo eleitoral

Ideia tem sido visto como uma oportunidade de ajudar nas despesas de casa em meio ao aumento da inflação

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
Imagem mostra um grupo de pessoas reunidas, segurando bandeiras nas cores azul e rosa. (Foto: Jonas Pereira/ Agência Senado)

Com a proximidade das eleições e a intensificação das campanhas partidárias, a chance de conquistar uma ‘graninha’ extra por meio de ‘bicos eleitorais’ foi o método visualizado por alguns goianos desempregados que buscam equilibrar as contas de fim de mês.  

Uma das pessoas que embarcou na ideia foi a estudante de jornalismo Cíntia Ribeiro, de 35 anos. Sem fonte de renda, ela decidiu tentar a sorte nos empregos temporários no período de campanha política a fim de ajudar nas despesas de casa. 

Ao Portal 6, ela conta que descobriu a oportunidade por meio de uma amiga que a informou sobre a existência de um grupo que estava selecionando pessoas para fazer parte da campanha de um candidato ao Governo de Goiás.

“Como as coisas estão muito caras e difíceis, eu decidi tentar arrumar algo nesta área, já que estamos em época de eleição. Comentei com uma amiga e ela passou o meu contato para uma mulher, que me explicou os horários e valores”, diz. 

Mas quem pensa que é fácil, está enganando. De acordo com a estudante, a jornada cumprida por ela é de 6h por dia, em pé, com direito a uma folga por semana. 

“Eu começo a trabalhar às 18h e vou até às 22h. A gente tem um momento de descanso em que eles oferecem água, lanche e também há vários horários disponíveis”, revela. 

O salário mensal é de R$ 1 mil, mais R$ 500 de ajuda de custo com combustível ou vale-transporte. 

A situação é bastante similar a de Milia de Farias, de 30 anos. Embora já tenha trabalhado na área em eleições anteriores, a ação tem auxiliado a mulher que, atualmente, está sem emprego. 

“Tem sido algo bacana. Estamos trabalhando 6h por dia, panfletando e levantando bandeiras. Mas o valor recebido no final vai ser algo que com certeza vai me ajudar nas contas de casa”, afirma. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.