6 comidas que em hipótese alguma devem ser colocadas no micro-ondas

Se você não estiver a fim de ter uma intoxicação alimentar, é melhor não preparar esses itens no seu aparelho

Anna Júlia Steckelberg Anna Júlia Steckelberg -
São estes os lugares onde nunca se deve deixar o micro-ondas (muita gente não sabia)
(Foto: Reprodução)

Não dá para negar que os eletrodomésticos trouxeram contribuições imensuráveis para qualquer casa, por exemplo geladeira, micro-ondas e liquidificador.

Se antes precisávamos de sal para conservar a carne, hoje temos máquinas que refrigeram nossos alimentos, mantendo eles por mais tempo conservados.

Além disso, se antigamente você precisava comer o almoço todo, para não ter que esquentar o que sobrou no fogão para a janta, hoje em dia temos o micro-ondas.

Aliás, por falar nele, sabia que há alguns alimentos que não podem ser preparados no micro-ondas?

6 comidas que em hipótese alguma devem ser colocadas no micro-ondas:

1. Ovos cozidos

Começando nossa lista, reaquecer ovos cozidos no aparelho parece totalmente inofensivo, não é mesmo? É aí que você se engana, caro leitor!

O micro-ondas tem a capacidade de esquentar a comida tanto por fora quanto por dentro, por isso pode acontecer um superaquecimento nos ovos, explodindo-os.

Para garantir sua segurança, corte o ovo ao meio antes de reaquecê-lo.

2. Leite materno

Jamais coloque leite materno para esquentar no micro-ondas!

Muitas mamães têm o hábito de drenar os seios para congelar o leite, assim, o bebê tem o leite sempre a sua disposição.

O problema é que descongelar essa bebida no eletrodoméstico pode fazê-la perder suas propriedades, além de ser muito arriscado dependendo do material que esse leite está inserido. O plástico, por exemplo, libera substâncias cancerígenas.

A recomendação é a de descongelar o leite e aquecê-lo em banho-maria ou usando a água quente da torneira, se for o caso.

3. Carne processada

Não esquente carnes processadas dentro do seu eletrodoméstico!

Já foi comprovado que o reaquecimento desse tipo de proteína tem associação com o desenvolvimento de algumas doenças do coração.

O que acontece é que esses alimentos, como salsichas, linguiças e assim por diante, liberam toxinas e elementos químicos quando expostos ao calor.

4. Arroz

Sem dúvidas você já esquentou arroz no seu eletrodoméstico, não é mesmo? Pois bem, infelizmente essa ação pode provocar infecções alimentares graves.

A Bacillus cereus, bactéria presente nos grãos, quando aquecida morre, mas libera toxinas no seu prato. Essas, por sua vez, causam intoxicações e problemas estomacais.

5. Frango

Entenda uma coisa: não é qualquer ambiente quente que mata todas as bactérias, o micro-ondas, por exemplo, é incapaz de livrar as peças de frango de todos os germes.

Por isso, sempre opte por esquentar essa carne no fogão, assim você elimina alguns micro-organismos, como a salmonela.

6. Folhas verdes

Por último, caso você tenha couve, espinafre ou brócolis refogados em sua geladeira e pretenda esquentar no micro-ondas, é melhor não!

O eletrodoméstico, transforma os nitratos naturais das folhas verdes, que são ótimos para a saúde, em nitrosaminas, que são substâncias cancerígenas.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.