Pode votar de bermuda? Tire esta e outras dúvidas sobre o dia das eleições
Muitos eleitores preparam um verdadeiro dress code para ser usado na hora de votar, enquanto outros, só querem que as eleições terminem logo
Na contagem regressiva para as eleições, diversos brasileiros estão com algumas dúvidas a respeito do que se pode ou não fazer e vestir no dia da votação.
Muitos eleitores preparam um verdadeiro dress code para ser usado na hora de votar, enquanto outros, só querem que as eleições terminem logo.
Dentre as principais dúvidas dos brasileiros se destacam o uso de bermudas, chinelos, bottons e camisetas que indiquem o posicionamento político.
Pensando nisso, vamos esclarecer algumas dúvidas frequentes deste período eleitoral.
Pode votar de bermuda? Tire essa e outras dúvidas sobre o dia das eleições
Prefere um look mais confortável para a votação? Então não se preocupe, pois o uso de bermuda e chinelo não é um problema.
Além disso, o eleitor também pode usar tranquilamente broches, adesivos, camisetas com foto e o número do candidato e bandeira do mesmo, desde que a manifestação seja silenciosa e não influencie os demais eleitores.
Uma outra garantia que o brasileiro possui é a de poder levar a famosa cola com o número dos candidatos escolhidos para a urna, essa inclusive é uma orientação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Quando fornecidos pela Justiça Eleitoral e desde que não tenha sido pago por algum candidato, os eleitores que residem em zonas rurais também podem usufruir de transportes gratuitos.
Mas, o que não pode?
Se por um lado, a maior parte das peças de roupa são liberadas no dia das eleições, por outro, o TSE proíbe que os eleitores vão às urnas fazendo uso de traje de banho.
Dessa forma, se você estiver saindo de um clube ou de uma cachoeira, por exemplo, você terá que trocar de roupa e se vestir adequadamente para a ocasião.
Já os mesários, servidores da Justiça Eleitoral e os fiscais ficam proibidos de usar qualquer roupa ou objeto ligado a algum partido político, candidato ou coligação.
No caso dos fiscais partidários, é permitido apenas que façam uso de um crachá de identificação com o nome e a sigla do partido para o qual trabalha.
Saindo do dress code, também é veementemente proibido que o brasileiro utilize qualquer tipo de equipamento eletrônico na cabine eleitoral. Sendo assim, o ideal é ir sem o celular, ou deixar o aparelho com o mesário ou um acompanhante até que o voto seja finalizado.
Também é proibido a distribuição de santinhos próximos às escolas eleitorais, realização de carreatas, comícios, veículos com jingles, aglomeração de pessoas com camisas políticas com intuito de persuasão, distribuição das camisetas com políticos e a famosa boca de urna.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!