Alimentação e gases intestinais. Qual a relação e como evitar?

"Alguns hábitos podem ser adotados para amenizar este problema. A digestão começa antes mesmo de comer. Por isso, reserve um tempo tranquilo para se alimentar, coma com atenção e mastigue bem os alimentos"

Ana Teixeira Ana Teixeira -
6 sintomas de câncer que são comuns e podem passar despercebidos
(Foto: Reprodução)

A presença de gases ou flatulências é completamente normal nos indivíduos, porém em excesso pode causar grande desconforto, dores no abdômen, distensão abdominal e até constrangimento social.

A maior parte dos gases é produzida por carboidratos que não são quebrados no estômago. O fato do intestino não produzir enzimas necessárias para digeri-los leva ao processo de fermentação por bactérias intestinais, e assim são formados os gases.

A má digestão dos alimentos também está relacionada a mastigação insuficiente. Comer rápido demais faz com que o bolo alimentar chegue ao intestino sem estar bem digerido, e isso é mais um fator que contribui para a fermentação do alimento.

É comum que intolerâncias alimentares levem a maior produção de flatos (puns). Além da intolerância a lactose, algumas pessoas notam estufamento quando ingerem produtos industrializados, como os sucos adoçados com frutose (o açúcar das frutas) e/ou alimentos ultraprocessados que contem xarope de milho de alta frutose (HFCS). Adoçantes a base de sorbitol e xilitol também estão relacionados a maior produção de gases.

Alguns hábitos podem ser adotados para amenizar este problema. A digestão começa antes mesmo de comer. Por isso, reserve um tempo tranquilo para se alimentar, coma com atenção e mastigue bem os alimentos. Colocar as leguminosas de molho e cozinhar bem os alimentos fonte de amido evitam a fermentação.

Identificar intolerâncias alimentares e retirar os alimentos que causam má digestão é essencial. Outra dica é: Se movimente! Andar é sempre bom e ajuda a prevenir e até aliviar os gases.

Ana Teixeira é nutricionista, formada pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especialista em Nutrição Funcional pelo Instituto VP e Nutrição Esportiva e Obesidade pela Universidade de São Paulo (USP). Tem consultório próprio em Anápolis e escreve todas as quartas-feiras no Portal6. Siga-a no Instagram.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade