É isso que acontece com seu corpo quando você para de comer açúcar

Alimentos com altos índices de açúcares refinados podem se tornar verdadeiras 'drogas' para o corpo

Gabriella Licia Gabriella Licia -
É isso que acontece com seu corpo quando você para de comer açúcar
(Foto: Reprodução)

Abandonar o vicioso hábito de ingerir altas quantidades de açúcar pode ser uma tarefa extremamente difícil, porém muito benéfica e saudável e te explicaremos o porquê.

Alimentos com altos índices de açúcares refinados como biscoitos recheados, sorvetes, achocolatados, bolos, refrigerantes e chocolates em barra podem se tornar verdadeiras ‘drogas’ para o corpo.

Isso porque após ingeri-los, o cérebro passa a liberar opioides, que são substâncias químicas naturais capazes de fornecer a intensa sensação de prazer.

Diante dessa explicação, fica mais entendível o porquê de muitas pessoas, durante os picos de estresse, preferirem comer algo bem doce ou gorduroso.

Mas existem infinitos benefícios em cortar esse mal pela raiz e listaremos como o organismo humano reagiria, caso tivesse o açúcar totalmente retirado das dietas. Veja!

É isso que acontece com seu corpo quando você para de comer açúcar:

1. Abstinência

O primeiro passo será a abstinência, assim como uma droga. Picos de estresse, ansiedade, fadiga e oscilação de humor são os primeiros sintomas.

“Ao remover o açúcar da dieta, a rápida redução nos efeitos da dopamina no cérebro provavelmente interferiria na função normal de muitas vias cerebrais diferentes, o que explicaria por que as pessoas relatam esses sintomas”, explicou o professor de biologia da Aston University James Brown.

2. Perda de peso

Após a fase de adaptação, seria possível perceber rapidamente a perda de peso, principalmente porque comer alimentos ricos em açúcar não enchem, de fato.

Ou seja, isso pode ocasionar uma compulsão alimentar, onde o indivíduo está sempre buscando comer cada vez mais.

Uma vez que a pessoa corta o açúcar e passa a comer corretamente, principalmente alimentos fibrosos, ela sentirá uma saciedade maior e conseguirá emagrecer facilmente.

3. Melhora da disposição

Quando este componente é retirado do cardápio diário, há nitidamente uma melhora geral na disposição para as atividades, porque o cérebro passa a funcionar melhor.

O açúcar é capaz de reduzir o funcionamento de neurotransmissores responsáveis por manter o corpo em alerta e em atividade, deixando-o mais lento e indisposto.

Logo, com uma produtividade maior, o sentimento de eficiência melhora, aumentando a autoestima.

4. Controle de glicemia

A retirada de açúcar da alimentação pode oferecer uma infinidade de outros benefícios, mas o controle de glicemia é, sem dúvidas, uma das mais importantes, tendo em vista que o Brasil é um país onde se tem 12,5 milhões de pacientes portadores da doença, sendo o 4° mais incidente no planeta.

E o açúcar é o fator crucial para o desenvolvimento da doença, já que ela é ocasionada pelo excesso da substância no sangue.

Aviso: Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade