Rio abre fim de semana de pré-Carnaval com mais de 50 desfiles

Na zona sul, os foliões tomaram as pistas da lagoa Rodrigo de Freitas durante a passagem do bloco Spanta Neném

Folhapress Folhapress -
Rio abre fim de semana de pré-Carnaval com mais de 50 desfiles

YURI EIRAS

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – O primeiro fim de semana de fevereiro movimenta o Rio de Janeiro em clima de pré-Carnaval. Mais de 50 blocos autorizados pela prefeitura saem em cortejo neste sábado (4) e no domingo (5).

Neste sábado, o bloco Desliga da Justiça, fundado em 2009, reuniu centenas de foliões na praça Tiradentes, no centro, com trio elétrico parado. Foi a primeira vez do bloco na região central, após desfilar por uma década na praça Santos Dumont, na Gávea, zona sul da cidade.

A nutricionista Emmanuelle Leone, 34, saiu de Salvador para curtir o primeiro fim de semana de fevereiro no Rio de Janeiro. Acompanhada de amigos e de familiares, ela planejou blocos e festas ao longo do fim de semana.

“Vou curtir o pré-Carnaval no Rio e o Carnaval na Bahia. Vou embora na próxima segunda-feira, então pretendo emendar um bloco no outro”, disse a nutricionista.

Fantasiado de Netuno, o empresário Alexandre Nogueira, 51, foi ao desfile do Desliga da Justiça e celebrou o período de pré-Carnaval, considerado por ele até melhor do que o Carnaval oficial.

“O pré é melhor porque não é tão cheio, a gente consegue curtir em paz. Eu sou do tipo organizado, que faz planilha e se planeja para cada bloco”, diz.

Na zona sul, os foliões tomaram as pistas da lagoa Rodrigo de Freitas durante a passagem do bloco Spanta Neném, que vai dos sucessos do pop nacional aos sambas-enredo que marcam a história do Carnaval. A estilista Ana Flávia Luzzi, 31, levou os filhos Dom, 3, e Rita, 6, para curtir o sábado no bloco de pré-Carnaval.

“É um bloco que não ocupa a rua, então não é caótico. A lagoa é arejada, fica perfeito para trazer os filhos”, afirmou.

Empresários, os namorados Felipe Mendonça, 26, e Rodrigo Huss, 24, de Minas Gerais, aproveitaram a viagem a trabalho para curtir ao menos um bloco no fim de semana.

“Tivemos a sorte de pegar um fim de semana lindo na cidade, com sol e bloco. O calor não atrapalha, só acrescenta na experiência”, celebra Huss.

O Rio conta com um esquema especial de trânsito para a saída dos blocos, com 165 profissionais escalados por dia de evento, entre agentes da CET-Rio, guardas municipais e apoiadores de tráfego. Já a Companhia de Limpeza Urbana (Comlurb) mobilizou 264 garis para trabalhar somente na zona sul, durante a passagem dos blocos no sábado e no domingo.

Ao todo, a Prefeitura do Rio cadastrou 415 blocos, com 456 desfiles, em todas as regiões da cidade.

O desfila mais aguardado do fim de semana é o bloco da cantora Lexa, que deve atrair uma multidão no centro da cidade neste domingo (5).

Folhapress

Folhapress

Maior agência de notícias do Brasil. Pertence ao Grupo Folha.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade