Goiânia é a quarta capital do Brasil com mais casos de internações de bebês por desnutrição, revela pesquisa

Dados foram retirados do Sistema de Informações Hospitalares, do Ministério da Saúde, e fazem parte de um estudo do Observa Infância

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
Hospital da criança em Goiânia. (Foto: Divulgação/ Governo de Goiás)

Um estudo feito pelo Observatório de Saúde na Infância (Observa Infância) baseado nos dados do Sistema de Informações Hospitalares (SIH), do Ministério da Saúde, aponta que Goiânia é a quarta capital do Brasil com mais casos de hospitalizações de menores de 1 ano por desnutrição, sequelas da desnutrição e deficiências. As informações são referentes ao ano de 2022. 

De acordo com a pesquisa, só no ano passado, 35 casos de deficiência nutricional em bebês de até 12 meses foram registrados na cidade. 

Assim, o município fica atrás apenas de Salvador, com 159 registros, Brasília, com 65 e São Paulo, com 43 casos confirmados. 

Ao se verificar os números de Goiás, o estado também apresenta número elevado de bebês hospitalizados por má-nutrição. Segundo o levantamento, 123 internações de menores de 1 ano por desnutrição foram registradas no território em 2022. 

Com isso, a região fica entre as 10 do Brasil com mais casos de internações de bebês por má-nutrição, ocupando assim a sétima posição. 

Na frente de Goiás aparecem os seguintes estados: Bahia (BA), Maranhão (MA), São Paulo (SP), Minas Gerais (MG), Pará (PA) e Rio Grande do Sul (RS). 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade