Goiânia tem três vezes mais médicos que a média nacional, aponta estudo

No panorama geral, Goiás também segue acima da marca nacional, mas cai em posições se comparado a outros estados

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
Imagem mostra um médico atendendo um paciente em um hospital. (Foto: Tatiana Fortes/Governo do Ceará )

A quantidade média de médicos a cada 1 mil habitantes em Goiânia, durante o ano de 2022, superou em quase 3 vezes a média nacional, conforme aponta um estudo da Demografia Médica no Brasil (DMB), produzido pela Associação Médica Brasileira (AMB).

De acordo com os dados, enquanto a razão de médicos por 1 mil pessoas no Brasil é de 2,6 –  o município contabilizou, somente no ano anterior, uma marca de 7,6 profissionais.

Entre as capitais, a cidade ocupa a 7º posição, perdendo para Vitória (ES), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Fortaleza(CE), Belo Horizonte (MG) e João Pessoa (PB).

No panorama geral, Goiás também segue acima da média nacional, mas cai algumas posições se comparado a outros estados.

Segundo o levantamento, o número médicos e registros contabilizados em 2022 foi de 19.019 frente a uma população de 7.206.589 de pessoas.

Sendo assim, a razão de médicos por 1 mil habitantes no território goiano é de 2,64 – ou seja, superior à média nacional, que é de 0,04.

Entre os estados, Goiás aparece em 11º, ficando atrás das seguintes localidades: Distrito Federal (DF), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Santa Catarina (SC), Rio Grande do Sul (RS), Espírito Santo (ES), Minas Gerais (MG), Paraíba (PB), Paraná (PR) e Mato Grosso do Sul (MS).

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade