Bancos não podem deixar clientes de Anápolis por mais de 20 minutos na fila

Em um caso recente, uma moradora processou o estabelecimento e ganhou indenização

Pedro Hara Pedro Hara -
Pessoas na fila do banco. (Foto: Arquivo/Agência Brasil)

Sancionada em 2008, a lei municipal 181 prevê que as agências bancárias não podem deixar clientes de Anápolis esperarem na fila por mais de 20 minutos.

Em um caso recente, uma moradora processou o Banco Santander, que foi condenado a pagar R$ 3 mil de indenização, após ela passar 02h30 esperando para ser atendida. A decisão ainda cabe recurso.

A legislação diz que, em dias úteis, o tempo de espera é de até 20 minutos. Em véspera de feriados, após feriados prolongados ou nos dias de pagamentos de funcionários públicos, o prazo é estendido para 30 minutos.

No caso que ocorreu em Anápolis, a mulher usou o horário de trabalho no almoço para resolver a pendência na agência bancária.

Ela ficou aguardando por 01h25 até ter a senha chamada. Do início até o término do atendimento, ela precisou esperar por mais 01h07. A indenização de R$ 3 mil foi por danos morais.

Especialista em Direito Civil, o advogado João Victor Salgado deu dicas de como documentar o tempo aguardando no banco.

“Ao ingressar na agência, o cliente pode fazer uma foto da senha que retirou para o atendimento. Uma prova documental é o registro do horário que consta na autenticação de boletos pagos, comprovantes de depósito e emissão de documentos bancários”, sugere.

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