Creches e escolas de Anápolis entram em estado de alerta após surto de mão-pé-boca

Doença altamente contagiosa afeta principalmente crianças. Na cidade, todos os pacientes diagnosticados possuem idade inferior a 08 anos

Samuel Leão Samuel Leão -
Doença atinge principalmente as crianças. (Foto: Ministério da Saúde)

Escolas e creches de Anápolis entraram em estado de alerta nesta semana por conta de um recente surto de mão-pé-boca. A doença é altamente contagiosa e afeta principalmente crianças, sendo transmitida pelo contato direto com pessoas contaminadas.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) já foi notificada de ao menos 74 casos confirmados da síndrome no município, além de terem sido também identificados 07 surtos. Diante disso, a pasta tem monitorado a situação para evitar que se agrave.

É importante ressaltar que em todos os registros, os pacientes são crianças com idade inferior a 08 anos, fato este que acende ainda mais a preocupação das unidades de ensino.

Além disso, não existe a necessidade de serem relatados casos isolados, considerados como notificação compulsória. Assim, é possível que o número total de contaminados seja ainda maior.

Por mais que a síndrome mão-pé-boca seja benigna, se não for tratada corretamente, ela pode evoluir para quadros mais graves.

Dentre as medidas de prevenção, a mais indicada é a correta higienização das mãos e dos objetos de uso pessoal e coletivo, especialmente em locais que possuem certa ‘aglomeração’ de crianças, como é o caso das creches e escolas.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.