MPF investigará André Valadão por homotransfobia

"Se eu pudesse, matava tudo e começava de novo. Mas prometi que não posso'. Agora está com vocês."

Folhapress Folhapress -
MPF investigará André Valadão por homotransfobia
André Valadão (Foto: Reprodução/Internet)

O Ministério Público Federal (MPF) vai investigar o pastor evangélico André Valadão por suposto crime de homotransfobia. Em um culto transmitido pela internet, o líder religioso insinuou que os fiéis deveriam matar membros da comunidade LGBTQIA+.

Como mostrou a Folha de S.Paulo, o Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG) também abriu inquérito contra Valadão por falas agressivas contra pessoas LGBT+.

O episódio no domingo (2) na Igreja Batista Lagoinha em Orlando, nos Estados Unidos. “Agora é a hora de tomar as cordas de volta e dizer: Pode parar, reseta! Mas Deus fala que não pode mais”, afirmou o Valadão. “Ele diz: ‘Já meti esse arco-íris aí. Se eu pudesse, matava tudo e começava de novo. Mas prometi que não posso’. Agora está com vocês.”

O pastor, então, insiste com os fiéis: “Não entendeu o que eu disse? Agora, tá com vocês! Deus deixou o trabalho sujo para nós”.

O procurador regional dos Direitos do Cidadão no, Acre Lucas Costa Almeida Dias, é o responsável pela denúncia no MPF.

Valadão assumiu no fim de 2022 a liderança da Lagoinha Global, com mais de 700 templos no Brasil e no mundo. Subiu na hierarquia após seu pai, Márcio Valadão, nome respeitado no meio, se aposentar.

Na campanha eleitoral do ano passado, o pastor foi um dos apoiadores evangélicos mais entusiasmados de Jair Bolsonaro (PL).

A investigação do MP-MG atendeu a uma apresentação protocolada pela deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP). Ela denunciou um culto feito pelo líder religioso em junho, mês em que é comemorado o Orgulho LGBTQIA+, chamado “Deus odeia o orgulho”.

“Considero que hoje é o mês que Deus mais repugna na humanidade”, disse o pastor. A parlamentar fez uma denúncia complementar desta fala mais recente, para ser anexada ao processo.

Folhapress

Folhapress

Maior agência de notícias do Brasil. Pertence ao Grupo Folha.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade