Semana começa com indefinições sobre votação que pode abocanhar salário dos servidores municipais de Anápolis

Rápidas do Portal 6 entrou em contato com todos os vereadores de Anápolis para saber o voto de cada um deles

Pedro Hara Pedro Hara -
Prefeito Roberto Naves na Câmara Municipal de Anápolis (Foto: Ismael Vieira)

É alta a expectativa sobre a data a ser marcada para a sessão extraordinária que votará o substitutivo do projeto de lei que aumenta a contribuição previdenciária dos servidores municipais ao Instituto de Seguridade Social dos Servidores Municipais de Anápolis (ISSA).

Fontes ouvidas pela Rápidas do Portal 6 garantiram que o texto deve ir à votação antes do início de agosto, quando retornam as sessões ordinárias da Casa. A aposta da maioria deles é de que só um milagre, ou muitas concessões por parte do Executivo, fará algo assim ser aprovado pelos parlamentares.

Além desta proposição, os projetos que discutem a carreira e remuneração dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE), também devem entrar na ordem do dia.

A Rápidas do Portal 6 entrou em contato com todos os vereadores de Anápolis para saber o voto de cada um deles. 

Os vereadores Américo (PP), Cabo Fred Caixeta (Avante), Cleide Hilário (Republicanos), Eli Rosa (PSC), Frederico Godoy (SD), Lisieux (PT), Reamilton Espíndola (Republicanos), Thais Souza (PP) e Dra. Trícia  (MDB) não responderam aos contatos. 

Delcimar Fortunato e Edimilson do Mercado Serve Bem não quiseram revelar. O primeiro afirmou que o voto seria conhecido apenas no Plenário, enquanto o segundo saiu pela tangente afirmando a Casa “teria uma surpresa no voto” dele.

Andréia Rezende (SD), João da Luz (PSC), João Feitosa (PP) e Luzimar Silva (PMN), responderam que precisavam de tempo para analisar o sustituto.

Hélio Araújo (PL), Jean Carlos (UB), José Fernandes (MDB), Professor Marcos (PT), Seliane da SOS (MDB) e Policial Federal Suender (PRTB) afirmaram que são contra o projeto.

Jakson Charles (PSB), líder do prefeito na Casa, foi o único que afirmou expressamente que é a favor.

Bastante estranho

Foram bloqueados pelo perfil do Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Ensino de Anápolis (Sinpma) os comentários do vídeo em que um dos representantes da agremiação afirma ter entrado em entendimento com a Gestão Roberto Naves sobre o aumento da contribuição previdenciária ao ISSA.

A publicação é de quinta-feira (06) e os comentários foram bloqueados, causando revolta em professores. Nos posts remanescentes os comentários estão restritos a poucas pessoas.

Preocupante

Pegou mal o fato do prefeito Roberto Naves (PP) estar ausente no momento em que a cidade mais precisava dele.

A Reforma Tributária aprovada na Câmara dos Deputados tende a fazer muitas indústrias do DAIA desaparecerem, uma vez que apenas a Zona Franca de Manaus ficou autorizada a manter incentivos fiscais.

O governador Ronaldo Caiado (UB) não pôde contar com a influência que o prefeito diz ter com o presidente Arthur Lira, que é do partido dele.

Anápolis também será fortemente impactada pelo aumento da tributação no setor de serviços, que é o que traz mais arrecadação à cidade.

Não abre mão

Em entrevista ao Portal 6, o vice-governador e presidente estadual do MDB, Daniel Vilela, reafirmou o objetivo do partido em candidatura própria na disputa à Prefeitura de Goiânia. Neste cenário, dois nomes são os favoritos à disputa, o de Ana Paula Rezende e o de Gustavo Mendanha. 

E em Anápolis?

Ainda na mesma entrevista, Daniel destacou que respalda a condução de Márcio Corrêa no MDB em Anápolis e disse que não vai interferir nas decisões do partido na cidade. O suplente de deputado federal, além deputado estadual Amilton Filho e o vereador José Fernandes são os principais nomes da sigla na cidade. Márcio, no entanto, segue como pré-candidato natural a prefeito, com o apoio de ambos correligionários.

Obra mais que necessária

Celeiro de artistas em Goiás, o Basileu França terá parte do prédio reformado e ampliado. 

A previsão é de que as obras sejam concluídas até o final de 2024, com custo aproximado de R$ 41 milhões. 

Nota 10

Para Ronaldo Caiado. Não é de praxe a Rápidas do Portal 6 fazer elogios públicos a políticos no cargo, mas é notável a firmeza e solidão dele contra pontos da Reforma Tributária que prejudicam Goiás. E olha que ele nem estará no Governo do Estado quando as mudanças entrarem em vigor.

Nota Zero

Para o Sinpma. À Rápidas do Portal 6, o sindicato não soube informar o porquê dos comentários estarem bloqueados. A desculpa dada pela assessoria de imprensa é de que a professora Márcia Abdalla, presidente do Sinpma, está em viagem e apenas ela poderia responder aos questionamentos

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade