Fenômeno raro poderá ser visto nos céus de Goiás a partir desta sexta-feira (25)

De acordo com a Nasa, astro só será visto novamente daqui a 11 anos, em 2034

Maria Luiza Valeriano Maria Luiza Valeriano -
(Foto: Divulgação/Observatório Heller & Jung)

O céu goiano estará especialmente iluminado a partir desta sexta-feira (25), agraciado com um fenômeno raro – a superlua azul. De acordo com a Nasa, a próxima aparição do astro nesta configuração será só daqui a 11 anos, em 2034.

O auge será no dia 30 de agosto às 22h35  – horário oficial de Brasília. No entanto, será possível ver a superlua azul nos próximos dias, principalmente logo após o pôr do sol ou antes do nascer do sol.

Assim, o evento se dá pela junção de dois fenômenos – a superlua e a lua azul. O primeiro caso se caracteriza quando o astro está no perigeu, ponto da órbita de máxima aproximação com a Terra. Neste momento, a superlua aparenta ser aproximadamente 14% maior em comparação com o apogeu, ponto mais distante da órbita.

Já a lua azul é o termo aplicado à segunda lua cheia do mês. Embora a primeira tenha sido no dia 1º de agosto, a superlua azul será o momento quando o astro mais se aproxima da Terra em todo o ano.

Desse modo, na data, a lua estará a 357.181 km da Terra, uma diminuição de 7% da distância média de 382.900 km.

Vale destacar que a lua azul não significa que o corpo celeste ganhará a coloração especial. Segundo a Nasa, é possível que partículas minúsculas espalhadas pelo ar, como poeira e fumaça, altere as ondas vermelhas de luz. Como resultado, o astro aparenta ser azul. No entanto, trata-se de um fenômeno raríssimo e, portanto, improvável.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade