Mais Médicos atinge 18,5 mil profissionais em atuação e bate recorde no país
Recorde anterior, 18,2 mil médicos, havia sido registrado em 2015, durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT)
DANIELLE BRANT
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – Seis meses depois de ter sido recriado pelo governo federal, o programa Mais Médicos alcançou 18,5 mil profissionais em atuação na atenção primária à saúde, número recorde, de acordo com dados do Ministério da Saúde.
A quase totalidade dos integrantes são médicos brasileiros formados no Brasil, seguidos de brasileiros formados no exterior.
O recorde anterior, 18,2 mil médicos, havia sido registrado em 2015, durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Na ocasião os médicos cubanos representavam mais de 60% do total.
De acordo com a Saúde, cerca de 13 mil médicos ocuparam vagas abertas em 2023 durante a gestão da ministra Nísia Trindade. O programa atualmente atende cerca de 4.000 municípios.
A reformulação feita pelo governo incluiu um bônus de R$ 120 mil para quem permanecer por 48 meses nas cidades de mais alta vulnerabilidade. Em junho, o governo anunciou mais 10 mil vagas, com prioridade para municípios com maior fragilidade.