Doentes com sintomas gripais e de Covid aumentam em Anápolis, mas Semusa diz que não há surto

Portal 6 colheu depoimentos pela cidade e também ouviu médico que reforça percepção de aumento de pacientes nessas condições na rede pública e privada

Caio Henrique Caio Henrique -
Prédio da Secretaria Municipal de Saúde de Anápolis (Foto: Reprodução)

Com o tempo quente e extremamente seco nas últimas semanas, ao ponto das taxas de umidade relativa do ar estarem na mesma média do deserto do Saara, não é difícil encontrar relatos de moradores de Anápolis afirmando estarem doentes ou, ao menos, de conhecerem alguém que não está nas melhores condições de saúde.

Um exemplo disso é o caso do jovem Fernando Maciel, de 23 anos, que detalhou ao Portal 6 que toda a família, residente da Vila Jaiara, maior bairro do município, tem sofrido nos últimos dias.

“Desde sexta-feira (08) eu e meus pais estamos meio resfriados, com aqueles sintomas clássicos de gripe, vomitando bastante também”, detalhou.

Bruna Queiroz, também de 23 anos, mora no Jardim Alexandrina e deu relato semelhante ao Portal 6.

“A minha irmãzinha [de 13 anos] está ruim desde quinta [07], com febre e dor na garganta, logo apareceu a coriza. E o pior é que agora eu mesma comecei a sentir os sintomas também”, contou.

Na casa de Christopher Tocchio, de 24 anos, a situação é ainda mais crítica. Isso porque a irmã dele, de apenas 01 ano de idade, foi diagnosticada com Covid-19 após apresentar os mesmos indícios gripais.

“Ela recebeu o diagnóstico há algumas semanas. Felizmente, hoje em dia o quadro da doença é bem menos severo nas crianças. Mas, ainda assim, foi o suficiente para deixar todos muito preocupados, a minha madrasta ficou chorando o tempo todo no hospital”, disse.

Relato profissional

O cenário também foi amparado pelo médico Guilherme Quireza, que atua na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Bandeiras, e também em outras clínicas privadas do município.

Ao Portal 6, o profissional destacou a percepção dele no aumento de quadro virais, tanto na rede pública de saúde quanto na privada.

“No último mês, percebi mais queixas de quadros virais agudos, com manifestações gripais de vias aéreas superiores, como rinossinusites – marcadas pela dor de cabeça, coriza, obstrução nasal e tosse e faringoamigdalites – marcadas principalmente pela dor de garganta”, explicou.

Guilherme também lembra que a Covid-19 segue sendo uma variável a ser analisada nesse tipo de situação.

“Pacientes sintomáticos, ou seja, com sintomas gripais, podem ser testados para Covid e percebe-se, inclusive, que os casos efetivamente aumentaram. Felizmente, também se percebe que são em sua maioria leves, sem necessidade de internação hospitalar e aptos ao manejo ambulatorial”, concluiu.

Desconhecimento

Apesar deste panorama, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), em resposta aos questionamentos da reportagem, sustentou “não ter em andamento nenhum surto de agravos transmissíveis na cidade”.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.