A lagoa secreta que fica em Goiás e é capaz de cozinhar um ovo em 3 minutos

Região atrai turistas de todo o país com águas termais e elementos que remetem à história goiana

Augusto Araújo Augusto Araújo -
Lagoa do Pirapitinga, em Caldas Novas. (Foto: Divulgação/Goiás Turismo)

Existe uma certa localidade em Goiás, não tão conhecida pelo grande público, mas que chama a atenção por uma característica bastante peculiar.

Isso porque, em Caldas Novas, município a cerca de 160 km de Goiânia, se encontra a Lagoa do Pirapitinga, local com águas cristalinas e naturalmente aquecidas.

Lagoa do Pirapitinga, em Caldas Novas. (Foto: Divulgação/Goiás Turismo)

Dessa forma, na região do lago, se encontra um poço, que ganhou a curiosa nomenclatura de “Poço do Ovo”.

Isso porque, conforme o relato dos visitantes, é possível cozinhar um ovo em três minutos, ao colocá-lo sob as águas do local, que chegam a temperaturas de 57º C.

Poço do Ovo, em Caldas Novas, onde visitantes levam alimento para cozinhar em águas termais, que chegam a 57º C. (Foto: Divulgação/Goiás Turismo)

Apesar do peculiar atrativo “gastronômico”, a Lagoa do Pirapitinga, não atrai turistas de todo o Brasil apenas por essa característica única.

Os visitantes podem praticar atividades como caiaque, passeio de pedalinho e stand-up paddle, além de poderem relaxar nas águas termais.

Ao redor do lago, que se encontra dentro do Complexo Lagoa Quente, também existem elementos que resgatam a história e cultura goiana.

Como exemplo, é possível citar o Monumento aos Bandeirantes, posicionado no mesmo lugar, que, em 1722, Bartolomeu Bueno – o filho –  descobriu as águas termais de Caldas Novas.

Monumento aos Bandeirantes, em Caldas Novas. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Caldas Novas)

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.