PF atua em Goiás para combater ‘coiotes’ em travessia para os Estados Unidos

Operação "Borderless" foi deflagrada após morte de casal brasileiro, que fazia travessia ilegal saindo do México

Augusto Araújo Augusto Araújo -
Imagem mostra casal que desapareceu durante travessia, além de policial federal. (Montagem: Reprodução)

A Polícia Federal (PF) deflagrou a operação “Borderless”, de combate à imigração ilegal para os Estados Unidos, contra uma organização criminosa que atua em Goiás, Minas Gerais (MG) e no Pará (PA).

No total, foram efetuados seis mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva nos três estados.

Por meio da ação, os agentes federais conseguiram identificar um coiote – pessoa contratada para fazer a travessia ilegal do México para os Estados Unidos – além de ‘laranjas’, que promoviam a lavagem do dinheiro obtido de forma ilícita.

A Borderless se deu início após o desaparecimento do casal Raiane Samira dos Santos e Daniel San Mourão Almeida, que viviam em Ribeirão Preto (SP).

Eles foram vistos pela última vez tentando atravessar a fronteira marítima entre Tijuana (México) e San Diego (Estados Unidos), no dia 12 de março de 2021.

No entanto, a embarcação naufragou no decorrer da travessia e os brasileiros nunca mais foram localizados. Dessa forma, foi presumida a morte de ambos.

Conforme a Constituição Brasileira, as condutas de associação criminosa e promoção de migração ilegal têm penas que podem atingir oito anos de reclusão.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade