O hábito simples que pode fazer diferença e ajudar quem quer emagrecer

Embora seja algo já conhecido por todos, a atitude corriqueira pode apresentar várias vantagens

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
O hábito simples que pode fazer diferença e ajudar quem quer emagrecer
(Foto: Reprodução)

Para quem está na luta para perder alguns quilinhos e, de fato, entrou em ‘guerra’ com a balança, um hábito simples pode fazer a diferença e ajudar você que quer  emagrecer de vez. Trata-se de comer proteína.

Embora seja algo já conhecido por todos, a atitude corriqueira pode apresentar várias vantagens.

O hábito simples que pode fazer diferença e ajudar quem quer emagrecer

1. Satisfação e redução do apetite

As proteínas são altamente saciantes, o que significa que ajudam a mantê-lo mais satisfeito por mais tempo. Isso pode ajudar a reduzir os desejos por alimentos não saudáveis e a controlar a ingestão calórica, o que é fundamental para a perda de peso.

2. Acelera o metabolismo

O processo de digestão e absorção das proteínas requer um gasto de energia maior do que a digestão de gorduras e carboidratos. Isso significa que seu corpo queima mais calorias apenas para processar proteínas, contribuindo para um aumento no metabolismo.

3. Preservação da massa muscular

Quando você está em um déficit calórico para perder peso, há o risco de perder massa muscular. Consumir proteína suficiente ajuda a preservar a massa muscular, garantindo que a maior parte da perda de peso seja proveniente de gordura, não de músculos.

4. Reparo e crescimento muscular

Se você incorpora exercícios físicos à sua jornada de emagrecimento, a proteína desempenha um papel fundamental na reparação e no crescimento muscular. Isso não só melhora a aparência do corpo, mas também aumenta a taxa metabólica, uma vez que músculos ativos queimam mais calorias em repouso.

5. Regulação dos níveis de insulina

A proteína pode ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, reduzindo os picos de insulina. Isso ajuda a evitar a fome súbita e os desejos por alimentos ricos em açúcar, que podem atrapalhar o progresso na perda de peso.

6. Queima de gordura

Consumir proteína pode estimular a queima de gordura. A proteína aumenta a termogênese, um processo em que o corpo queima calorias para produzir calor. Além disso, a proteína ajuda a liberar hormônios que facilitam a quebra de gorduras armazenadas.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.