Brasileiros podem consultar pelo CPF quanto vão receber de aposentadoria; veja o passo a passo
INSS desenvolveu uma ferramenta online que permite simulação dos valores da aposentadoria entre outros detalhes, confira mais


Muitas pessoas anseiam pela aposentadoria como uma oportunidade de desfrutar da vida sem a pressão do trabalho, de passar mais tempo com a família, viajar, praticar hobbies e aproveitar o tempo livre.
É importante planejar a aposentadoria com antecedência, tanto financeiramente quanto em termos de atividades e conexões sociais. Isso pode ajudar a aliviar as preocupações e a tornar essa hora uma fase mais gratificante da vida.
No entanto, esse tão esperado momento também pode gerar preocupações. A incerteza sobre as despesas médicas, a longevidade e até o quanto o beneficiário vai receber permeiam o pensamento na cabeça de muita gente.
Pensando nisso, o INSS ( Instituto Nacional do Seguro Social) desenvolveu uma ferramenta digital que permite simular de forma online os valores da aposentadoria de um segurado, além de mais outras particularidades.
Trata-se de um simulador que elabora uma estimativa dos valores que os beneficiários podem chegar a receber.
valendo lembrar que a projeção serve apenas como uma referência e que os valores apresentados lá não são a versão final do cálculo.
Também existe a possibilidade de o órgão vir a solicitar documentos adicionais para verificar e validar as informações fornecidas pelos usuários.
Como Utilizar a Ferramenta?
Antes de utilizar o simulador, é preciso que o usuário verifique sua situação no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis) que o INSS utiliza para realizar os cálculos de aposentadoria na plataforma.
O órgão pede que o beneficiário confira se estão corretas as datas de contratação e demissão, salários informados mensalmente e os dados pessoais do solicitante, que precisa estar com nenhuma pendência.
Em seguida, esteja com seu documento em mãos, acesse o site Meu INSS e execute os passos a seguir:
1. Clique em “Entrar com gov.br” e digite no login seu CPF e a senha.
2. Na barra de pesquisa “Do que você precisa?” escreva “Simular aposentadoria”.
3. Abaixo, será exibido o tempo de contribuição. Ao clicar no ícone de edição, no canto direito, é possível acessar as contribuições feitas ao INSS, seja pelo empregador ou por conta própria.
4. Períodos de contribuição que estejam faltando podem ser adicionados, mas apenas durante a simulação. Para efetuar correções no cadastro, será necessário solicitar a atualização dos dados do Cnis.
5. A simulação apresentará as regras de aposentadoria em vigor, como aposentadoria por idade, tempo de contribuição e as regras de transição. Será indicado se o requerente tem direito à aposentadoria e quais são os requisitos exigidos.
6. O campo “Tenho direito?” informará se um ou mais requisitos foram cumpridos, mas isto não garante a aposentadoria, é necessário solicitar o benefício com o INSS e com a orientação de um advogado especialista.
7. Cada regra de aposentadoria fornecerá informações sobre o que falta para que o segurado alcance as condições necessárias. Dessa forma, basta clicar na seta no canto direito de cada regra para visualizar.
Após a conclusão do simulado, é possível baixar uma versão em PDF do documento fornecido. Lembrando que a plataforma emite apenas uma simulação e que é de suma importância que consulte um advogado para tratar das questões de documentações e processos.
Os valores apresentados variam conforme as condições financeiras de cada pessoa, o que pode chegar a aumentar ou diminuir o valor, uma vez que tudo é apenas uma simulação.