Inteligência artificial pode ajudar em decisões da Justiça em Goiás

Tecnologia foi desenvolvida em parceria do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) com a Universidade Federal de Goiás (UFG)

Thiago Alonso Thiago Alonso -
Fachada do TJGO (Foto: Divulgação)

Com foco em tecnologia, o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) lançou, nesta quinta-feira (29), um projeto que utiliza inteligência artificial para facilitar decisões judiciais.

Desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), o programa recebeu o título de “Simples e Fácil”.

A ideia é que, com a ajuda do instrumento, as decisões jurídicas sejam simplificadas, se tornando mais acessíveis à comunidade, facilitando a comunicação processual.

Deixando de lado o “juridiquês”, o programa segue as diretrizes do Pacto pela Linguagem Simples no Poder Judiciário, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Como funciona?

O “Simples e Fácil” irá emitir um documento, onde explica e resume os processos com uma linguagem popular.

A partir do uso de ícones e cores, separadas em blocos, a inteligência artificial “reforça o compromisso com a cidadania e o acesso claro às informações de interesse das pessoas envolvidas”, conforme destacou o presidente do TJGO, Carlos França.

O piloto será focado na Vara da Família, mas a ideia é que o programa possa atender a outras unidades gradualmente.

Exemplo de como funcionará o “Simples e Fácil”. (Foto: Reprodução)

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade