O segredo dos chefs para fazer bife e deixá-lo sempre suculento

Prato mais famoso e queridinho do Brasil virou trend no TikTok e vai te ajudar muito em casa

Magno Oliver Magno Oliver -
O segredo dos restaurantes para deixar o bife bonito e delicioso
(Foto: reprodução/YouTube/Ariane Gelli Oficial)

Preparar um bife de forma perfeita e suculenta não é tarefa fácil e exige um pouco de estratégia, planejamento e paciência.

E convenhamos, todo mundo sabe que o bife é um dos cortes de carne mais consumidos e preparados no almoço e no jantar dos lares brasileiros.

Dessa forma, o sabor e a textura do seu bife vão desde a escolha da panela, tipo de carne, preparo e o ponto de cozimento ideal.

No entanto, caíram nas trends do TikTok alguns tutoriais que ensinam técnicas de chefs de cozinha para o preparo do corte que ficam uma delícia.

O segredo dos chefs para fazer bife e deixá-lo sempre suculento

1. O corte da carne

Primeiramente, você deve optar por cortes de boa qualidade, como filé mignon, contrafilé, picanha e entrecôte. E se possível, carnes maturadas, pois são mais macias e saborosas.

2. Temperos

O segredo nessa trend é não exagerar nos temperos e buscar a simplicidade. Sal e pimenta-do-reino moída na hora são o suficiente.

Outro toque importante é salgar ela no momento de colocar na frigideira ou grelha.

3. Frigideira e cozimento

Continuando a trend, esse tópico fala para utilizar uma frigideira bem quente para selar a carne. A alta temperatura ajuda a criar crostas douradas e gostosas.

Já no quesito cozimento, selar por 2 minutos de cada lado, a depender da espessura do bife e do ponto que deseja.

4. Ponto de cozimento do bife

Se tiver um termômetro de carne, vai ajudar. Mas a trend mostra uma tabelinha de pontos para você acompanhar a textura da carne.

– Mal passado: 50-52°C;

– Ao ponto para mal passado: 54-57°C;

– Ao ponto: 60-63°C;

– Ao ponto para bem passado: 68-71°C;

– Bem passado: acima de 74°C.

5. Tempo de descanso da carne e finalização

Por fim, depois de selar, deixe o bife em descanso de 5 a 10 minutos antes de cortar. Isso vai fazer com que os sucos internos das fibras se redistribuam para que a mágica da suculência aconteça.

Para finalizar e dar um toque extra de sabor, adicione manteiga e ervas frescas, como tomilho, alecrim ou alho. Regue a carne com essa mistura e, por fim, corte a carne contra as fibras para garantir uma textura mais macia.

Assim, siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades, tudo em tempo real para você!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.