Boa notícia para quem guardou ou tem na carteira uma moeda de 10 centavos como essa

Item chegou ao patamar de raridade de colecionador e sua recompensa no mundo de coleções pode chegar a quase um salário mínimo no mercado

Magno Oliver Magno Oliver -
Boa notícia para quem guardou ou tem na carteira uma moeda de 10 centavos como essa
(Foto: Captura de Tela / Youtube / Canal De Olho no Troco)

Em tempos de PIX, DREX, pagamentos por aproximação, cartões de crédito digitais e afins, ter uma moeda física guardada no bolso é algo extremamente raro e difícil de se ver hoje em dia.

No entanto, se você é uma daquelas pessoas que guardam moedas e tem alguma com fabricação antiga, saiba que pode conseguir uma grana boa.

No universo numismático, essas raridades diferenciadas e valiosas chegam a atingir valores impressionantes pagos pelos colecionadores.

A linhagem de R$ 0,10 centavos feita de aço revestida de bronze, por exemplo, tem um passado que remonta aos primórdios da cunhagem de moedas raríssimas. E o que a torna mais rara, é que essa fabricação saiu com poucas unidades.

Boa notícia para quem guardou ou tem na carteira uma moeda de 10 centavos como essa

Boa notícia para quem guardou ou tem na carteira uma moeda de 10 centavos como essa

(Foto: Captura de Tela / Youtube / Canal De Olho no Troco)

O canal no YouTube @Deolhonotroco publicou um modelo que está com certa dificuldade de ser encontrado no mercado de coleções de moedas.

Com a data de fabricação de 2009 , a produção tomou um alto valor de comercialização no ambiente dos colecionadores, sendo avaliada em mais de R$ 60,00.

Existem hoje, segundo o catálogo de moedas, milhões de unidades dos exemplares. O item apresenta na sua estrutura e também nas laterais uma área de bordas desiguais, um lado mais fino, enquanto o outro é um pouco mais grosso que as cunhagens comuns.

Além disso, o alto valor dela se dá por conta de um erro chamado de “cunho quebrado”, representando um erro de produção na cabeça de Dom Pedro I.

Para ter boa avaliação, é preciso observar critérios que as casas de coleção levam em consideração em seus catálogos especializados.

Onde vender sua moeda rara

O canal indica para que, caso você tenha algum desses modelos descritos, procure os canais de colecionadores de moedas no Facebook e anuncie que está com um exemplar para venda. Ou procure os seguintes lugares, segundo informa o próprio canal:

Sites de Leilões Especializados: Plataformas como a Sociedade Numismática Brasileira oferecem a oportunidade de leiloar suas moedas para um público específico de colecionadores.
Lojas de Numismática: Lojas especializadas que avaliam e compram moedas raras. Elas já fornecem transação rápida em moeda corrente.
Comércio Eletrônico: Plataformas como eBay, Amazon e Mercado Livre permitem que você alcance um público global de colecionadores interessados em adquirir suas peças numismáticas.
Casas de Compra de Moedas: Essas empresas se especializam na compra e venda de moedas antigas, oferecendo uma avaliação justa e um processo de venda simplificado.”

Por fim, se você é portador de um modelo como este, pode procurar também o pessoal da @numismáticacultural no YouTube.

Atenção leitores e leitoras:

Portal 6 não faz nenhum tipo de bonificação por estes artefatos raros, somente os perfis oficiais de coleção raras. Nosso compromisso é com a difusão de informações.

Assim, confira o vídeo completo e surpreenda-se muito:

 

Assim, siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades, tudo em tempo real para você!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.