6 características que uma pessoa que mente faz questão de tentar esconder

Algumas, embora pareçam bobas, podem revelar a real intenção desses indivíduos

Ruan Monyel Ruan Monyel -
pessoa que
(Imagem: Ilustração/Captura de tela/Youtube)

A pessoa que mente costuma agir dessa forma em diversas situações do dia a dia, mas faz de tudo para esconder toda a falsidade que a cerca.

Algumas características, embora pareçam bobas, podem revelar a real intenção dos indivíduos mais mentirosos, e, por isso, eles fazem de tudo para escondê-las.

Identificar esses hábitos é o primeiro passo para se afastar de vez do mentiroso, afinal, esse comportamento é apenas a porta de entrada para sentimentos como inveja e negatividade.

6 características que uma pessoa que mente faz questão de esconder

1. Histórias desconexas

Uma pessoa que mente tende a contar muitas histórias, geralmente envolvendo um amigo ou conhecido que alcançou um feito superior ao de alguém.

Quem nunca ouviu a frase: “Nossa, tenho um amigo que também já passou por isso”? Embora possa parecer inofensivo, quando acontece repetidamente, é um forte indicativo de mentira.

2. Manipulação

A manipulação, até em pequenas coisas, é uma das características mais marcantes dos mentirosos. Eles utilizam suas mentiras para tentar convencer outras pessoas.

Segundo um estudo publicado pela revista Scientific American, manipuladores não possuem uma régua moral. Por isso, não se sentem culpados nem têm a consciência pesada ao mentir.

3. Boa expressão verbal

Para que uma pessoa que mente não seja “pega no pulo”, é necessário que ela saiba falar, se comportar e gesticular bem. Isso torna mais difícil que os outros desconfiem de suas mentiras.

Sempre que desconfiar da lealdade de alguém, preste atenção em seus movimentos e na forma como ela fala. Caso perceba algum padrão, é melhor abrir os olhos.

4. Pensamento ágil

Pensar rápido é fundamental para construir histórias e, consequentemente, tornar a mentira ainda mais convincente.

Esse pensamento ágil também é responsável por esconder detalhes nas histórias fictícias, dificultando que sejam desmascaradas.

5. Ação por conveniência

Todo mentiroso, por mais que tente esconder, age por total conveniência, buscando pessoas e situações que os ajudem a alcançar seus próprios interesses.

A pessoa que age dessa forma acaba deixando de lado a moral e a ética, tudo em prol do próprio bem-estar. Por isso, as mentiras se tornam cada vez mais frequentes.

6. Tendência a se vitimizar

Por fim, talvez a característica mais complexa e menos observada em uma pessoa que mente seja a de se colocar como vítima em qualquer situação. Essa atitude busca ganhar confiança e gerar empatia.

É importante observar ao máximo esse tipo de comportamento, principalmente em situações em que a pessoa está errada. Assim, é possível se afastar de vez de alguém repleto de falsidade.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade