Curiosidade: descubra porque o inglês não é a língua oficial dos Estados Unidos

Apesar de ser o idioma mais predominante, existe uma explicação sobre porque não é a oficial

Magno Oliver Magno Oliver -
Curiosidade: descubra porque o inglês não é a língua oficial dos Estados Unidos
(Foto: Reprodução/Pexels/Markus Winkler)

Apesar do inglês ser o idioma mais dominante, muita gente não sabe, mas ela não é a língua integralmente oficial dos Estados Unidos. Existem parcialidades do idioma por todo o território.

Assim, a explicação sociológica é que o país não tem língua oficial (apesar da predominância massiva). Estudiosos apontam que os EUA sempre foram uma nação multilíngue.

A nação é considerada por muitos uma espécie de “caldeirão de línguas”. Isso porque o país destinatário de vários imigrantes de todo o mundo possui mais de 300 idiomas sendo falados por lá.

Curiosidade: descubra porque o inglês não é a língua oficial dos Estados Unidos

De acordo com um levantamento do Instituto de Políticas Migratórias, com base em dados do censo americano, o inglês é o idioma preponderante, porém o espanhol figura em segundo lugar.

O levantamento mostrou que quase 70 milhões de pessoas (cerca de 22% da população) afirmaram falar uma língua diferente do inglês em suas residências.

Nesse grupo, o estudo apontou que seis em cada dez pessoas falavam espanhol. Enquanto que outras línguas principais eram o chinês (5%, incluindo mandarim e cantonês); Tagalog (quase 3%); vietnamita, árabe, francês (incluindo Cajun) e coreano (cerca de 2%).

A língua portuguesa nos EUA

O levantamento mostrou que o português é falado por 846 mil pessoas ou 1,2% da população. Depois do espanhol e do inglês, o português é o mais falado em três Estados americanos.

São eles: Massachusets, Connecticut e Rhode Island, todos no Nordeste dos Estados Unidos.

Um fato interessante é que atualmente muitos Estados americanos passaram a decretar o inglês como língua oficial.

No entanto, em 1780, segundo a BBC, a proposta do congressista John Adam foi considerada um ato “antidemocrático e uma ameaça à liberdade individual” de seus cidadãos e cidadãs.

Assim, siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades, tudo online e em tempo real para você!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.