6 motivos que podem levar à demissão por justa causa e muitos não sabem

Quando isso ocorre, o trabalhador é desligado da empresa sem poder acessar diversos direitos

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
É isso que você precisa saber antes de tirar férias do trabalho
Carteira de Trabalho. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Em um vínculo empregatício, atitudes irregulares podem resultar na punição mais severa prevista no contrato: a demissão por justa causa.

Quando isso ocorre, o trabalhador é desligado da empresa sem poder acessar diversos direitos, recebendo apenas o saldo salarial e as férias simples, caso haja.

Você sabia que muitas atitudes que você, trabalhador, pode estar cometendo podem levar à demissão por justa causa?

Confira até o final e descubra quais são essas ações.

6 atitudes que muitos trabalhadores cometem sem saber que podem resultar em justa causa

1. Venda no local de trabalho
Embora seja comum alguns colaboradores tentarem vender produtos no ambiente de trabalho, essa prática pode levar à demissão, especialmente quando não há autorização da empresa. Acontece que por mais inocente que possa parecer, essa prática representa concorrência desleal ou pode ser vista como prejudicial ao serviço.

2. Apresentação de atestado falso
Fornecer atestados médicos falsificados é outra atitude grave que pode resultar em demissão por justa causa. Isso é considerado improbidade e configura crime, portanto, é fundamental evitar essa prática.

3. Falta de empenho ou desânimo
Surpreendentemente, a falta de vontade de trabalhar também pode levar à demissão. Se a empresa tem meios de avaliar o desempenho dos colaboradores e perceber uma queda de produtividade ou preguiça, o trabalhador pode ser demitido por justa causa.

4. Indisciplina
Comportamentos que violam as normas internas da empresa, como não utilizar o uniforme adequado, podem resultar em justa causa. A indisciplina é um motivo legítimo para a demissão.

5. Jogos de azar
A participação em jogos de azar, caso interfira no desempenho ou produtividade no trabalho, também pode ser motivo para a demissão por justa causa. A empresa tem o direito de manter o foco e a eficiência.

6. Fofoca
Divulgar informações confidenciais da empresa ou espalhar boatos pode resultar em justa causa, desde que fique comprovado que houve má-fé por parte do empregado e não um erro ou desinformação acidental.

Assim, siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e nas redes sociais e fique por dentro de várias notícias e curiosidades, tudo em tempo real para você!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.