Formas simples de identificar e combater vazamentos ocultos em casa
Por meio de alguns testes bem simples dá para você prevenir grandes dores de cabeça com técnico de última hora

Seja para quem tem moradia recém-construída ou mesmo um lar com mais anos de uso, não tem jeito, alguns vazamentos ocultos vão começar a surgir.
Assim, o famoso vazamento oculto é quando acontece uma simples abertura de dois milímetros na tubulação que chega a desperdiçar mais de 135 mil litros de água.
Dessa forma, ele acontece de forma repentina e pode ser um dos principais vilões do aumento no valor da fatura da água. Porém, esses e outros tipos de vazamentos podem ser evitados.
Formas simples de identificar e combater vazamentos ocultos em casa
Toda casa exige manutenção, principalmente quando o assunto é vazamentos ocultos. Assim, a Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) resolveu ajudar os consumidores a verificarem a origem dos vazamentos.
De acordo com o comunicado, um dos locais mais comuns de vazamentos ocultos fica próximo às cisternas e caixas d’águas. É o chamado extravasor ou ladrão.
Assim, a recomendação dos especialistas é que o consumidor feche o registro, torneiras e que a boia da caixa esteja totalmente presa, impedindo a entrada de água no local. Se mesmo com tudo fechado o nível de água baixar em apenas uma hora, pode haver vazamento em algum lugar da casa.
Teste do vaso sanitário
Outro teste caseiro foi o do vaso sanitário. Para isso, basta colocar um pouco de cinza fina no local. Se ela não ficar depositada no fundo do vaso, é sinal de que há vazamento na válvula ou na caixa de descarga.
Leia também
- O lado correto de usar papel alumínio, segundo as fabricantes
- Os signos que estão no caminho para a vida sempre sonhada e vão calar a boca de muitos invejosos
- Confira o resultado da Mega Sena 2917 deste sábado (20); prêmio é de R$ 40 milhões
- Confira o resultado da Lotofácil 3492 deste sábado (20); prêmio é de R$ 1,8 milhão
Teste do hidrômetro
Agora o teste do hidrômetro. Primeiro passo é deixar aberto o registro do cavalete, ao mesmo tempo em que se fecham todas as torneiras do imóvel e de boias das caixas.
Se em uma hora os mostradores menores do hidrômetro se movimentarem mesmo assim, sinal de que pode estar tendo algum vazamento na rede interna do imóvel.

(Foto: Captura de Tela/Youtube/Cunhados na Obra)
Assim, siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades, tudo em tempo real para você!