Chuva abre cratera em Paraisópolis, na capital paulista, e deixa carro pendurado; veja vídeo
Erosão ocorreu na rua Doutor José Pedro de Carvalho Lima
FRANCISCO LIMA NETO – SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Uma cratera se abriu no bairro de Paraisópolis, zona sul de São Paulo, em razão da forte chuva que atingiu a cidade na noite desta sexta-feira (31).
A erosão ocorreu na rua Doutor José Pedro de Carvalho Lima.
Ao menos um veículo ficou pendurado na borda da cratera, em risco de queda.
A gestão municipal afirmou que a subprefeitura do Campo Limpo enviou equipes ao local e faz uma vistoria para avaliar as ações necessárias.
Diversas cidades do estado de São Paulo enfrentam dificuldades neste sábado (1°) em razão de enchentes e deslizamentos provocados por chuvas na última noite.
Os temporais começaram no fim da sexta-feira (31). A Defesa Civil emitiu um alerta severo de chuvas persistentes na capital paulista e municípios vizinhos. Em Guarujá (SP), foi dado alerta extremo.
Alagamentos foram registrados em cidades como Diadema, Santo André e São Bernardo, no ABC paulista; Franco da Rocha, Caieiras e Guarulhos, na região metropolitana; e Guarujá, no litoral sul.
Lá, cerca de 14 moradores dormiram em abrigos e 40 foram deslocados para casas de parentes e amigos em razão do risco de enchentes e deslizamentos seis foram registrados.
As cidades seguem em alerta, com vários dos endereços ainda inundados, com atendimento da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.
Na capital, a chuva inundou ruas, inclusive a marginal Tietê, transbordou córregos na zona leste e causou desabamentos.
O Corpo de Bombeiros ainda recebeu 19 chamados para queda de árvores.
Distrito tradicionalmente afetado por enchentes, o Jardim Pantanal, na zona leste, está novamente debaixo d’água. O local fica na várzea do rio Tietê e, quando o curso d’água transborda, atinge diretamente as ruas o bairro.
Vizinho, o Jardim Helena também está alagado.
Um trem da linha 7-rubi da CPTM foi atingido por um deslizamento de terra e descarrilou na saída do túnel próximo à estação Botujuru, na cidade de Campo Limpo Paulista (SP). Por causa do incidente, a circulação da linha está paralisada entre as estações Francisco Morato e Botujuru neste sábado (1º).
O deslizamento foi ocasionado pela forte chuva registrada na madrugada.
O sistema Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) foi acionado para atender o trecho impactado.
As equipes de manutenção trabalham para remover a composição do local.
Por causa da interrupção da circulação na linha 7-rubi, o Expresso Turístico que neste sábado iria até Jundiaí foi suspenso.