Como dobrar a vida útil das suas esponjas de cozinha
Em vez de jogar a esponja fora em poucos dias, adotar alguns hábitos pode salvar o utensílio
As esponjas de cozinha são itens essenciais para a limpeza diária, ajudando a remover resíduos de alimentos e gordura de pratos, panelas e utensílios.
No entanto, muitos não sabem que a esponja pode ser um dos objetos mais sujos da cozinha, acumulando bactérias e perdendo sua eficácia rapidamente.
O que pouca gente sabe é que algumas práticas simples podem dobrar a vida útil das esponjas, mantendo-as limpas e eficientes por muito mais tempo.
- Pessoas que traem costumam nascer nestes dois meses do ano, segundo estudo
- Churrasco sem fumaça e sem sujeira: novo tipo de carvão vira tendência e está conquistando os brasileiros
- Fiat Siena vira 1º carro brasileiro movido a água, mantendo o motor original que não emite poluentes, somente vapor d’água pelo escapamento
Como dobrar a vida útil das suas esponjas de cozinha
Com o uso contínuo, é comum que a esponja fique desgastada, com cheiro ruim e até mesmo se desfaça antes do esperado.
E por isso, muitas pessoas acabam trocando suas esponjas com frequência. Mas, além de ser um desperdício, isso também pode representar um gasto desnecessário.
Em vez de jogar a esponja fora em poucos dias, adotar hábitos corretos de limpeza, armazenamento e uso pode prolongar sua durabilidade e garantir que ela permaneça higiênica por mais tempo.
Uma das melhores formas de aumentar a vida útil do utensílio é evitar deixá-la constantemente molhada e dentro da água.
O ambiente úmido e quente da pia favorece a proliferação de bactérias, mas também faz com que a esponja se degrade mais rapidamente.
Após o uso, sempre esprema bem a esponja para remover a água e deixe-a secar em um local arejado, evitando a proliferação de bactérias.
Outra dica eficiente é higienizar o utensílio regularmente, deixando ele de molho na mistura de água quente com vinagre ou bicarbonato de sódio por alguns minutos.
Essa mistura ajuda a eliminar bactérias e a remover resíduos acumulados, prolongando a vida útil do material.
Por fim, o uso correto da esponja também faz diferença. Por isso, evite utilizar o mesmo utensílio para lavar louças e limpar superfícies, o ideal é ter materiais para diferentes funções.
Seguindo esses pequenos cuidados diários, é possível manter as esponjas sempre limpas, eficientes e funcionando por muito mais tempo.
Assim, siga o Portal 6 no Instagram: No @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades em tempo real para você!





