Prática comum entre as donas de casa pode representar um risco para a saúde

Algumas práticas comuns na cozinha, embora pareçam banais, trazem grandes riscos a saúde, e essa é a mais perigosa delas

Ruan Monyel Ruan Monyel -
Prática comum entre as donas de casa pode representar um risco para a saúde
(Foto: Ilustração/Youtube/Nutricionista Camille)

Existem algumas práticas comuns na cozinha, que embora pareçam banais e cotidianas, podem trazer risco à saúde de toda a família.

Uma delas é lavar o frango cru antes do preparo, sob a crença de que essa prática elimina impurezas e bactérias provenientes da proteína.

No entanto, especialistas alertam que essa ação pode, na verdade, aumentar o risco de contaminação alimentar, colocando em perigo a saúde de todos.

Prática comum entre as donas de casa pode representar um risco para a saúde

Isso acontece porque ao lavar o frango sob água corrente, as bactérias presentes na carne, como a Salmonella e a Campylobacter, podem se espalhar.

Além contaminarem outros alimentos, essas bactérias podem passar para superfícies próximas e utensílios de cozinha através de respingos de água.

Esse fenômeno é conhecido como contaminação cruzada e é uma das principais causas de doenças transmitidas por alimentos.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desaconselha essa prática, enfatizando que o cozimento adequado é suficiente para eliminar essas bactérias.

A engenheira de alimentos Flaubenia Maia explica que o frango processado em abatedouros inspecionados já passa por procedimentos de higienização adequado.

Ela ressalta que o cozimento completo, atingindo temperaturas superiores a 74°C, é a única forma segura de eliminar as bactérias presentes na carne.

Além disso, a nutricionista Ana Carolina Valle destaca que lavar o frango não apenas é ineficaz na remoção de bactérias, mas também aumenta o risco de contaminação.

Ela recomenda medidas como lavar as mãos antes e depois de manusear o frango, utilizar utensílios específicos para carnes cruas e garantir o cozimento completo da carne.

Portanto, para prevenir doenças transmitidas por alimentos, é fundamental abandonar o hábito de lavar o frango cru e evitar riscos a saúde.

Assim, siga o Portal6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades, tudo em tempo real para você!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade