O que fazer se tiver o CPF bloqueado; veja passo a passo
Cadastro da Pessoa Física é um dos documentos mais usados durante a vida dos brasileiros

O Cadastro da Pessoa Física, o famoso CPF, sem sombra de dúvida é um dos documentos mais usados durante a vida dos brasileiros. Por isso, a falta dele impede o cidadão de muita coisa.
Assim, uma das situações que influenciam na indisponibilidade do cadastro, é quando o CPF está bloqueado. Isso pode ocorrer em caso de informações inconsistentes, duplicidade, fraude e por óbito, quando este é registrado indevidamente.
Bloqueado, e agora?
Primeiramente, é necessário descobrir o motivo do bloqueio. O cidadão o que pode fazer isso pelo site da Receita Federal, clicando aqui, ou presencialmente, em alguma unidade da Receita Federal.
No caso de inconsistência cadastral, a solicitante pode atualizar os dados pelo aplicativo “Meu CPF”, ou nas agências dos Correios, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
Leia também
- Caixa reduz valor da entrada e torna mais próximo o sonho de quem busca por casa própria
- Herança oculta: onde consultar para saber se você tem direito
- Entenda como vai ficar a questão da CNH sem autoescola
- Quase 1 milhão de brasileiros serão excluídos do Bolsa Família neste mês; veja quem está na lista
Pendências do Leão
Para pendências com o Imposto de Renda, é possível consultar o Portal e-CAC da Receita, corrigir informações e enviar declarações atrasadas.
Em casos mais graves, como bloqueio por fraude ou morte equivocada, é necessário ir pessoalmente à Receita com os documentos em mãos, incluindo o próprio CPF bloqueado.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades, especialmente de Goiás, tudo online e em tempo real para você!