Pico dos Pireneus pode se tornar patrimônio natural de Goiás
Área é muito procurada para a prática de trilhas, escalada e outras atividades semelhantes
O deputado Antônio Gomide (PT) apresentou o projeto de lei 14496/25, com o objetivo de reconhecer o Pico dos Pireneus, localizado no Parque Estadual dos Pireneus, como Patrimônio Natural, Geográfico, Paisagístico e Cultural de Goiás.
A região, com 1.380 metros de altitude, atravessa os municípios de Pirenópolis, Cocalzinho de Goiás e Corumbá de Goiás, e é conhecida por sua importância geológica, sendo uma formação rochosa que separa duas das maiores bacias hidrográficas do continente: Platina e Tocantinense.
O pico também abriga uma flora e fauna rica, com espécies endêmicas como cactos, orquídeas e bromélias. A região é muito procurada para a prática de trilhas e escalada, com regiões “mapeadas” e até batizadas em circuitos e “boulders“– que são rotas de escalada nas pedras e formações rochosas.
- Ministério Público Eleitoral não vê impedimento na candidatura de Carol do Amiltinho; veja íntegra do parecer
- Viúva de Amilton Filho aceita ir para o sacrifício e faz apelo para realizar sonho do marido
- Ele disse “não” – Carlos Baptista Junior, ex-comandante da aeronáutica, na trincheira antigolpista
Além de sua relevância natural, o Pico dos Pireneus possui forte valor cultural, com destaque para a Capela da Santíssima Trindade, erguida em 1935.
A iniciativa ainda sugere que ações de conservação, como a manutenção de trilhas e sinalização, sejam realizadas por meio de parcerias e sem custos adicionais para o Estado. O projeto segue para análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).







