Por que os carros modernos não têm mais extintores e o que muita gente só descobre quando precisa
Um pequeno investimento pode evitar tragédias, salvar vidas no trânsito e muita gente só descobre que não tem na hora do aperto

Abre a porta do seu carro neste momento e confere se ele ainda possui o extintor de incêndio.
O mercado automotivo vive uma revolução, pois a cada novo modelo, mais tecnologia, sofisticação, conforto, direção elétrica e painéis digitais viraram obrigação de pacotes básicos.
No entanto, um item que sempre foi símbolo de segurança e prevenção desapareceu discretamente dos modelos modernos e muita gente não tem percebido: o extintor de incêndio.
Por que os carros modernos não têm mais extintores e o que muita gente só descobre quando precisa
Há algumas décadas carregar um extintor de incêndio no interior do carro era uma regra obrigatória no Brasil. Assim, sua ausência podia render multas e pontos na carteira.
No entanto, com uma mudança na legislação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aplicada em 2015, esse equipamento deixou de ser obrigatório em veículos de passeio. O motivo principal era por conta do avanço tecnológico dos carros e a baixa incidência de incêndios.
No entanto, embora a regra tenha passado por novas mudanças, muitos motoristas desconhecem a informação. Assim, a sensação de que o extintor “sempre estará lá” persiste nos dias atuais.
Especialistas explicam que o problema é que, quando uma emergência acontece, a realidade surpreende e nem sempre de forma positiva.
Tradição X Modernidade
A resolução nº 556 do Contran, publicada em 2015, estabeleceu que veículos de uso particular, como carros de passeio e utilitários leves, não precisam mais portar o extintor de incêndio. A decisão se baseou em estudos que mostraram que a maior parte dos motoristas não sabia utilizar o equipamento corretamente, e que, em casos graves, o extintor portátil não era suficiente para conter o fogo.
Além disso, a manutenção inadequada dos extintores, que deveriam ser recarregados periodicamente, era um problema comum. Muitos estavam vencidos, descarregados ou mal alojados nos veículos.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as notícias e curiosidades!