Truque usado nas cidades do deserto para manter as casas frescas sem usar ar-condicionado

Regiões onde o calor ultrapassa os 45°C, soluções arquitetônicas e tecnológicas simples ajudam a reduzir a temperatura interna das casas e o consumo de energia

Layne Brito Layne Brito -
para manter as casas frescas sem usar ar-condicionado
(Imagem: Ilustração)

Em cidades do deserto, como na Arábia Saudita, enfrentar o calor extremo é parte da rotina. Mesmo com o uso disseminado de ar-condicionado, o alto consumo de energia levou à adoção de alternativas mais eficientes e sustentáveis para manter as casas frescas.

A proposta é reduzir a entrada de calor nos imóveis antes mesmo de recorrer a sistemas elétricos de resfriamento.

Uma das estratégias mais comuns é o uso de tintas refletivas em telhados e fachadas, capazes de refletir a radiação solar e diminuir a absorção de calor.

Outra solução bastante utilizada são os painéis solares, que além de gerar energia limpa, funcionam como uma camada de sombra sobre os telhados, ajudando a reduzir o aquecimento direto das construções.

Já em projetos mais modernos, a aposta está nas fachadas ventiladas, que criam uma espécie de “segunda pele” nos edifícios.

Fachada ventilada

(Foto: Reprodução/Captura de tela/Youtube)

Esse espaço entre a parede externa e a interna permite a circulação do ar, dissipando parte do calor antes que ele chegue ao interior. Em áreas abertas, como pátios e mercados, ventiladores com nebulização de água ajudam a criar sensação térmica mais amena de forma econômica.

O conjunto dessas soluções mostra que é possível enfrentar temperaturas extremas com inteligência, combinando arquitetura, tecnologia e sustentabilidade.

Técnicas usadas no deserto chamam atenção por reduzir custos, consumo energético e dependência do ar-condicionado um aprendizado que pode ser adaptado a outras regiões afetadas por ondas de calor.

Siga o Portal 6 no Google News e fique por dentro de tudo!

Layne Brito

Layne Brito

Estudante de jornalismo na Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA) e engenheira agrônoma, curiosa e sempre em busca de aprender, observar e contar histórias.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

+ Notícias

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Política de Privacidade.