Sancionada lei que cria programa para inserir pessoas em situação de rua no mercado de trabalho em Anápolis

Projeto foi aprovado pela Câmara Municipal e agora passa a integrar a política pública de assistência social do município

Pedro Pedro Ribeiro -
Sancionada lei que cria programa para inserir pessoas em situação de rua no mercado de trabalho em Anápolis
Centro Administrativo de Anápolis. (Foto: Samuel Leão)

O prefeito de Anápolis, Márcio Corrêa (PL), sancionou uma lei que cria o programa Emprego Cidadão, voltado à inserção de pessoas em situação de rua no mercado de trabalho do município.

A proposta é de autoria do vereador Policial Federal Suender (PL) e havia sido aprovada anteriormente pela Câmara Municipal de Anápolis.

A nova legislação foi publicada no Diário Oficial do Município nesta sexta-feira (06).

A proposta prevê a criação de mecanismos para incentivar a inserção dessa população no mercado de trabalho, principalmente por meio da contratação em empresas que prestam serviços para a Prefeitura.

Sancionada lei que cria programa para inserir pessoas em situação de rua no mercado de trabalho em Anápolis

Vereador Policial Federal Suender (PL). (Foto: Allyne Laís/Reprodução/Câmara Municipal Anápolis)

De acordo com o texto, pessoas em situação de rua cadastradas pelo município poderão participar de mutirões e atividades temporárias organizadas pelo poder público, como forma de gerar renda e promover a reintegração social.

A lei também abre espaço para que empresas contratadas pelo município possam empregar cidadãos cadastrados no programa, respeitando as qualificações e a natureza do serviço a ser executado.

Outro ponto previsto é a possibilidade de oferta de cursos profissionalizantes, que poderão ser realizados em parceria com instituições públicas ou privadas de ensino, com o objetivo de ampliar a qualificação dessa população.

Segundo a legislação, os trabalhadores deverão receber remuneração compatível com a função exercida e todos os direitos trabalhistas previstos em lei.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Anápolis!

Pedro

Pedro Ribeiro

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Colabora com o Portal 6 desde 2022, atuando principalmente nas editorias de Comportamento, Utilidade Pública e temas que dialogam diretamente com o cotidiano da população.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

+ Notícias

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Política de Privacidade.