As pessoas mais inteligentes costumam nascer nestes 3 meses, segundo estudos
Pesquisas internacionais identificaram uma vantagem acadêmica recorrente entre pessoas nascidas em determinados meses do ano, mas a explicação passa longe da astrologia

Existe uma curiosidade que sempre reaparece nas redes sociais: pessoas mais inteligentes realmente costumam nascer em determinados meses do ano? Apesar das teorias envolvendo astrologia, pesquisadores afirmam que a resposta está ligada ao desenvolvimento infantil.
Segundo estudos internacionais sobre desempenho acadêmico, existe um padrão curioso.
Pessoas nascidas em setembro, outubro e novembro aparecem com frequência entre alunos com melhores resultados escolares. Ainda assim, especialistas reforçam que isso não significa inteligência natural superior.
- Aparecida Gomes, diarista a mais de 30 anos: “O erro é passar produto demais no chão; o excesso gruda sujeira e deixa tudo pegajoso”
- Aos 24 anos, jovem brasileira começou fazendo leitura na energia em 2022 e hoje virou a primeira mulher do Mato Grosso a reparar fios com energia ligada no alto dos postes
- Ele largou o emprego de R$ 2,4 milhões por ano na tecnologia para abrir um restaurante de churrasco e faturou mais de R$ 10 milhões no primeiro ano
Na verdade, a explicação mais aceita envolve o chamado “Efeito da Idade Relativa”. Esse fenômeno acontece por causa da diferença de idade entre crianças da mesma turma escolar. Dessa forma, pequenos meses de vantagem acabam influenciando o desenvolvimento na infância.
Setembro, outubro e novembro aparecem com vantagem
Pesquisadores descobriram que crianças nascidas em setembro, outubro e novembro costumam entrar na escola sendo as mais velhas da sala. Isso acontece, principalmente, em países como Estados Unidos e várias regiões da Europa.
Nesses locais, o ano letivo geralmente começa em setembro. Além disso, a data limite para matrícula costuma terminar no fim de agosto.
Como resultado, crianças nascidas logo depois dessa data entram na escola alguns meses mais maduras que os colegas.
Durante a infância, poucos meses fazem muita diferença. Afinal, uma criança ligeiramente mais velha pode apresentar desenvolvimento mais avançado em várias áreas.
Entre as principais vantagens observadas estão:
- Maior capacidade de concentração;
- Mais facilidade para manter o foco;
- Coordenação motora mais desenvolvida;
- Melhor compreensão das instruções;
- Maturidade emocional mais elevada.
Por causa disso, essas crianças frequentemente aprendem mais rápido durante a alfabetização. Consequentemente, elas conseguem acompanhar o conteúdo escolar com menos dificuldade logo nos primeiros anos.
O desempenho inicial gera um “efeito bola de neve”
Especialistas afirmam que a vantagem inicial pode crescer ao longo dos anos. Como esses alunos entendem o conteúdo mais facilmente, eles costumam receber mais elogios e melhores notas.
Além disso, o reconhecimento fortalece a confiança dentro da escola. Assim, a criança passa a participar mais das aulas e desenvolve mais segurança nos estudos.
Com o tempo, esse processo cria um verdadeiro “efeito bola de neve”. Ou seja, o bom desempenho inicial aumenta as chances de resultados acadêmicos superiores no futuro.
Da mesma forma, pesquisas apontam que alunos nascidos em setembro, outubro e novembro aparecem com frequência em estatísticas de alto rendimento escolar. Mesmo assim, cientistas fazem um alerta importante.
O mês de nascimento não define inteligência
Especialistas reforçam que inteligência não depende apenas da data de nascimento. Pelo contrário, fatores como estímulo familiar, hábito de leitura e qualidade da educação possuem impacto muito maior.
Além disso, muitas crianças mais novas da turma conseguem superar rapidamente essa diferença inicial. Em vários casos, elas até desenvolvem mais autonomia e adaptação ao ambiente escolar.
Por isso, pesquisadores afirmam que o estudo serve para entender o funcionamento do sistema educacional. Dessa maneira, o objetivo não é determinar quem será mais inteligente no futuro.
Siga o Portal 6 no Google News e fique por dentro de tudo!







